Dividir o mundo, repartir abraços, reforçar laços : percepção de familiares sobre a relação com a equipe de fisioterapia de um programa de intervenção motora precoce
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Introdução: O difícil processo de receber e aceitar um diagnóstico adverso para um filho idealizado é gerador de grandes e complicados sentimentos nas famílias. Há de se pensar que a mudança brusca de perspectivas e expectativas leve a família a se perguntar sobre muitas questões que envolvem a saúde do filho, como o não entendimento do diagnóstico e do prognóstico funcional da criança, e a nova dinâmica imposta, quais os papeis eles terão de assumir a partir de então. O profissional de saúde p ...
Introdução: O difícil processo de receber e aceitar um diagnóstico adverso para um filho idealizado é gerador de grandes e complicados sentimentos nas famílias. Há de se pensar que a mudança brusca de perspectivas e expectativas leve a família a se perguntar sobre muitas questões que envolvem a saúde do filho, como o não entendimento do diagnóstico e do prognóstico funcional da criança, e a nova dinâmica imposta, quais os papeis eles terão de assumir a partir de então. O profissional de saúde passa a ter diversos papeis de importância na vida dessa família. Assim fica claro que o profissional tem função de levar ao conhecimento dos pais todas as informações, de forma clara, gentil e ampla. Especificamente, a fisioterapia trabalha de forma mais intensa com essas famílias, em comparação a outros profissionais, pelo tempo de duração e frequência dos atendimentos. Assim, se torna mais necessária a presença e participação dos familiares na intervenção fisioterapêutica. É importante, por parte do fisioterapeuta, ter uma visão ampliada do contexto em que a criança está inserida, saber qual a extensão do conhecimento dos familiares sobre o diagnóstico e o prognóstico funcional do filho, conhecer também qual o aporte essa família recebe dos serviços de saúde, além do contexto social e familiar. Objetivos: O objetivo deste estudo é mostrar as percepções de familiares sobre sua relação com a equipe de fisioterapia de um programa de intervenção motora, do qual participam seus filhos. Metodologia: estudo com abordagem qualitativa e delineamento estudo de caso situacional. A população selecionada será de familiares cuidadores de crianças atendidas pelo Programa de Intervenção Motora Precoce (PIMP/UFRGS). A análise da dados se deu a partir da Análise de Conteúdo, proposta por Bardin, que divide a análise em três momentos, pré-análise, exploração de material e interpretação de dados. Resultados: Os pais descreveram ter uma relação muito próxima com a fisioterapeuta, o que lhes permitiu ter maior confiança nas suas escolhas e nas intervenções realizadas, o sentimento de gratidão está fortemente presente. Este estudo pretende promover reflexão sobre as experiências vividas por familiares cuidadores de crianças com alterações no desenvolvimento neuropsicomotor na fisioterapia e como essa auxilia no processo de entendimento de saúde de seus filhos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Fisioterapia.
Coleções
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TCC Fisioterapia (134)
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