Alinhadores ortodônticos transparentes : análise da qualidade das informações fornecidas pelos profissionais de odontologia por meio da plataforma “youtube™”
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Data
2021Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Outro título
Clear orthodontic aligners : analysis of the quality of information provided by dental professionals through the “youtube™” platform
Assunto
Resumo
Objetivo: Avaliar o conteúdo informativo de vídeos relacionados a alinhadores transparentes, disponíveis na plataforma YouTube™. Material e Métodos: Foram pesquisados 5 termos de busca no YouTube™: “alinhador transparente”, “alinhador invisível”, “alinhador ortodôntico”, “alinhador estético” e “Invisalign”. Os 50 primeiros vídeos de cada termo foram selecionados, totalizando 250 vídeos, dos quais 63 foram analisados em três quesitos: (A) avaliação do conteúdo com 13 domínios para classificar os ...
Objetivo: Avaliar o conteúdo informativo de vídeos relacionados a alinhadores transparentes, disponíveis na plataforma YouTube™. Material e Métodos: Foram pesquisados 5 termos de busca no YouTube™: “alinhador transparente”, “alinhador invisível”, “alinhador ortodôntico”, “alinhador estético” e “Invisalign”. Os 50 primeiros vídeos de cada termo foram selecionados, totalizando 250 vídeos, dos quais 63 foram analisados em três quesitos: (A) avaliação do conteúdo com 13 domínios para classificar os vídeos em conteúdo satisfatório e insatisfatório; (B) avaliação da confiabilidade das informações por meio do questionário DISCERN, contendo 5 questões; e (C) avaliação da qualidade do vídeo por meio da escala de qualidade global (EQG), de 5 pontos. Na análise estatística, aplicou-se o teste de MannWhitney, o teste t de Student e o coeficiente correlação de Spearman. Resultados: Dos 63 vídeos analisados, 18 vídeos apresentaram conteúdo satisfatório (29%) e 45 insatisfatório (71%). Os conteúdos mais discutidos foram definição do aparelho (46%) e higiene oral (46%). O conteúdo menos comentado foi desempenho na fala (3%). Quanto à confiabilidade, grande parte dos vídeos não demonstrou fontes adicionais e confiáveis de informação. Em relação a EQG, a maioria dos vídeos foi considerada de qualidade moderada (46%). Em relação ao grupo insatisfatório, o grupo de conteúdo satisfatório apresentou maiores médias do escore de conteúdo (P<0,001), escore de EQG (P<0,001) e duração do vídeo (P<0,001). Conclusão: A maioria dos vídeos sobre alinhadores ortodônticos apresentou conteúdo insatisfatório. Definição de alinhadores e higiene oral foram os conteúdos mais abordados, enquanto desempenho na fala foi o conteúdo menos comentado. A qualidade dos vídeos foi considerada, de um modo geral, moderada e a confiabilidade das informações foi mediana. O YouTube™, atualmente, não representa um meio de conteúdo confiável para pacientes. Assim, os ortodontistas necessitam atentar-se em criar vídeos que sejam atrativos e relevantes, porém com embasamento de conteúdo em fontes seguras. ...
Abstract
Objective: Evaluate the informative content of videos related to clear aligners, available on the YouTube™ platform. Material and Methods: Five search terms were searched on YouTube™: “clear aligners”, “invisible aligners”, “orthodontic aligners”, “esthetic aligners”, “Invisalign”. The first 50 videos of each term were selected, totaling 250 videos, of which 63 were analyzed in three categories: (A) content evaluation with 13 domains to classify the videos as satisfactory and unsatisfactory con ...
Objective: Evaluate the informative content of videos related to clear aligners, available on the YouTube™ platform. Material and Methods: Five search terms were searched on YouTube™: “clear aligners”, “invisible aligners”, “orthodontic aligners”, “esthetic aligners”, “Invisalign”. The first 50 videos of each term were selected, totaling 250 videos, of which 63 were analyzed in three categories: (A) content evaluation with 13 domains to classify the videos as satisfactory and unsatisfactory content; (B) evaluation of the reliability of the information through the DISCERN questionnaire, containing 5 questions; and (C) evaluation of video quality using the 5- point global quality scale (GQS). In the statistical analysis, the Mann-Whitney test, the Student t test, and the Spearman correlation coefficient were applied. Results: From 63 videos analyzed, 18 videos had satisfactory content (29%) and 45 unsatisfactory content (71%). The most discussed contents were aligner definition (46%) and oral hygiene (46%). The least commented content was speech performance (3%). Regarding reliability, most videos did not show additional and reliable sources of information (97%). Regarding GQS, most videos were considered of moderate quality (46%). Regarding the unsatisfactory content group, the satisfactory group showed higher content score (P<0.001), GQS score (P<0.001) and video duration (P<0.001). Conclusion: Most videos about orthodontic aligners had unsatisfactory content. Aligners definition and oral hygiene were the most discussed content, while speech performance was the least discussed content. In general, the video quality was considered moderate, and the reliability of the information was medium. YouTube™ does not currently represent a trusted content source for patients. Thus, orthodontists need to pay attention to creating videos that are attractive and relevant but based on secure sources. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Odontologia. Curso de Odontologia.
Coleções
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TCC Odontologia (961)
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