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dc.contributor.advisorAlves, Denise Avancinipt_BR
dc.contributor.authorCapella, Francielly Xavierpt_BR
dc.date.accessioned2023-01-13T05:04:26Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253659pt_BR
dc.description.abstractO ano de 2020 foi marcado por uma pandemia mundial com o surgimento da COVID 19. Com isto, as pessoas se viram obrigadas a cumprirem o isolamento social a fim de prevenir a transmissão do vírus. Da mesma forma, as empresas precisaram se remodelar e adotaram o modelo home office de trabalho para os colaboradores que puderam exercer as suas funções de casa. A presente monografia objetiva estudar os desafios do endomarketing para retenção de talentos em empresas que vivenciam ou vivenciaram o home office. Para a concretização da pesquisa, são abordadas as teorias de Comunicação Organizacional, Comunicação Interna, Endomarketing, Employer Branding e Teletrabalho embasados por Kunsch (2016), Baldissera (2001; 2009) Scroferneker (2007), Brum (2017; 2020), Bekin (2004), Mansi e Mascarenhas (2020), Abbad e Legentil (2020) e Mello (1999). É contextualizado o cenário de pandemia da COVID-19, sendo considerado a causa do aumento do trabalho remoto nas empresas. A partir disso, o objetivo geral busca identificar os desafios das ações de endomarketing para retenção de talentos em empresas que experienciaram o modelo home office desde março de 2020. Para tanto, a metodologia de pesquisa utilizada foi a pesquisa qualitativa, com o suporte da técnica de entrevista em profundidade, a partir de Duarte (2005). Foram realizadas 6 entrevistas com profissionais da área da Comunicação (relações públicas, publicitários e jornalistas), que atuam em diferentes empresas que oferecem serviços de endomarketing. Os resultados obtidos confirmam que a pandemia da COVID-19 foi a impulsionadora tanto para o aumento do modelo home office nas organizações quanto para a visibilidade do endomarketing no mercado de trabalho. Além disso, fica claro que o endomarketing não trabalha sozinho e nem deve ser responsabilizado no que tange a retenção de um talento, mas, sim, serve de apoio para empresas que já possuem ações de retenção.pt_BR
dc.description.abstractThe year 2020 was marked by a pandemic with the global health emergence of COVID 19. Hereby, people were forced to comply with social isolation in order to prevent the transmission of the virus. Likewise, companies needed to redesign adopting the remote work model for employees who were able to perform their duties from home. This monograph aims to study the challenges of internal marketing for talent retention in companies that experience or have experienced remote work. To carry out the research, the theories of Organizational Communication, Internal Communication, Endomarketing, Employer Branding and Telework based on Kunsch (2016), Baldissera (2001; 2009) Scroferneker (2007), Brum (2017; 2020), Bekin (2004), Mansi and Mascarenhas (2020), Abbad and Legentil (2020) and Mello (1999). The COVID 19 pandemic scenario is contextualized, being considered the cause of the increase in remote work in companies. Hence, the general objective seeks to identify the challenges of internal marketing actions to retain talent in companies that have experienced remote work model since March 2020. To this end, the research methodology used was qualitative research, with the support of the technique in-depth interview, based on Duarte (2005). Six interviews were carried out with professionals in the field of Communication (public relations, publicists and journalists), who work in different companies that offer endomarketing services. The results obtained confirm that the COVID-19 pandemic was the driver both for the increase of the remote work model in organizations and for the visibility of endomarketing in the labor market. In addition, it is clear that internal marketing does not work alone and should not be held responsible for retaining talent, but rather serves as a support for companies that already have retention actions.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.subjectEndomarketingpt_BR
dc.subjectEndomarketingen
dc.subjectRetaining talenten
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectHome officeen
dc.titleDesafios do endomarketing para a retenção de talentos em empresas que vivenciam ou vivenciaram o modelo home officept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001157071pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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