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dc.contributor.advisorKowarick, Adriana Coelho Borgespt_BR
dc.contributor.authorTettamanzy, Eduardo Liberatopt_BR
dc.date.accessioned2023-01-13T05:04:22Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253654pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho manifestou-se a partir do seguinte problema: “como a forma que o jornal Zero Hora retrata as intervenções artísticas urbanas influencia na construção do imaginário urbano de Porto Alegre?”, e possui como objetivo geral compreender como o jornal Zero Hora aborda e expõe a temática das intervenções artísticas urbanas em seus conteúdos. Além disso, tem três objetivos específicos: 1) Verificar quais técnicas de intervenção artística urbana são retratadas em maior número pela Zero Hora, 2) Determinar quais universos temáticos o grafite e a pichação são associados nos conteúdos da Zero Hora, 3) Analisar os conteúdos da Zero Hora onde aparecem os termos grafite e pichação. De forma metodológica, com o intuito de responder aos objetivos expostos, foi realizada uma Pesquisa Documental, explicada por meio de Gil (2008), com foco nas abordagens Quantitativa e Qualitativa para verificar a frequência com que os termos relacionados às intervenções artísticas urbanas apareciam no Jornal Zero Hora, entre o dia 01 de janeiro de 2019 e o dia 31 de dezembro de 2019, e também como as intervenções artísticas urbanas são retratadas pelo mesmo jornal. Tais abordagens foram elucidadas por Silveira e Córdova (2009). Ao debater acerca das intervenções artísticas urbanas, suas origens e técnicas — como Grafite, Stencil, Sticker (adesivo), Lambe-lambe (colagem) e a Pichação — foram utilizados os autores Prosser (2009), Bastianello (2015) e Collovini (2009). Ademais, verificou-se a necessidade de compreender a relação entre a comunicação e as intervenções artísticas urbanas, e como estas são abordadas pelos veículos de comunicação, mais especificamente o jornal Zero Hora, ilustrado por meio das teorias de Lima (2018) e Spinelli (2007). Ao iniciar o debate sobre essa conexão, viu-se a importância de compreender sobre a cidade — local em que as intervenções estão inseridas —, sua morfologia e paisagem. Tais conceitos foram elucidados por Baltar (2015), Ferretto (2007) e Gabardo (2001). Por fim, também trouxe a noção de imaginário urbano e sobre o modo com que os meios de comunicação são utilizados na construção desse imaginário pelos indivíduos. Nesse ponto, foram empregues as teorias de Canclini (2008). Ao final desta pesquisa, analisou-se que o grafite e a pichação são as técnicas mais abordadas pela Zero Hora e que ambas são vinculadas a universos temáticos distintos. Além disso, sugere-se a investigação de qual é a perspectiva do receptor a respeito do fenômeno das intervenções artísticas urbanas, a fim de enriquecer a discussão sobre o tema.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper is based on the following problem: "how does the way the Zero Hora newspaper portrays urban artistic interventions influence the construction of the urban imaginary of Porto Alegre?” and has as general objective to understand how the Zero Hora newspaper approaches and addresses the theme of urban artistic interventions in its contents. In addition, it has three specific objectives: 1) To verify which techniques of urban artistic intervention are portrayed in larger number by Zero Hora, 2) To determine which thematic universes graffiti and pichação (tagging) are associated in the contents of Zero Hora, 3) To analyze the contents of Zero Hora where the terms graffiti and pichação appear. To meet the aforementioned objectives, a documentary research based on Gil (2008) was conducted, focusing on quantitative and qualitative approaches in order to verify the frequency that terms related to urban artistic interventions appeared in the Zero Hora newspaper, between January 01, 2019, and December 31, 2019, and also how urban artistic interventions are portrayed by the same newspaper. Such approaches were elucidated by Silveira and Córdova (2009). When discussing urban artistic interventions, their origins, and techniques — such as Graffiti, Stencil, Sticker (adhesive), Lambe-lambe (collage) and Pichação — the authors Prosser (2009), Bastianello (2015) and Collovini (2009) were consulted. Furthermore, it was necessary to understand the relationship between communication and urban artistic interventions, and how these are addressed by communication vehicles, more specifically Zero Hora newspaper, illustrated through the theories of Lima (2018) and Spinelli (2007). When starting the debate about this connection, the present paper identified the importance of understanding about the city — place where the interventions occur —, its morphology and landscape. Such concepts were elucidated by Baltar (2015), Ferretto (2007) and Gabardo (2001). Finally, the discussion also brought up the notion of urban imaginary and how the media used it in the construction of this imaginary by individuals. At this point, the theories of Canclini (2008) were employed. At the end of this research, the present paper observed that graffiti and pichação are the most addressed techniques by Zero Hora and that both are linked to distinct thematic universes. Moreover, this paper suggests further investigation on the perspective of the audience regarding the phenomenon of urban artistic interventions, in order to enhance the debate.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectZero Hora (Jornal)pt_BR
dc.subjectUrban artistic interventionen
dc.subjectImaginário urbanopt_BR
dc.subjectUrban imaginaryen
dc.subjectPichaçãopt_BR
dc.subjectUrban communicationen
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.titleIntervenho, logo existo: uma análise da construção do imaginário das intervenções artísticas urbanas de Porto Alegre a partir do jornal Zero Horapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001157068pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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