Processos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídica
dc.contributor.author | Lockmann, Kamila | pt_BR |
dc.contributor.author | Klein, Rejane Ramos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-12T04:56:41Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1516-7313 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253612 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo analisa os processos de in/exclusão vivenciados por alunos com deficiência durante o distanciamento social causado pela Covid-19, a partir de respostas a 214 questionários aplicados com docentes e gestores, atuantes em diferentes etapas da Educação Básica. Mediante análise do discurso de orientação foucaultiana, evidenciaram-se dois eixos de discussão: o primeiro aponta para um acirramento das desigualdades escolares e um enfraquecimento da democracia; e o segundo diz respeito a práticas de in/exclusão desenvolvidas por meio da individualização das atividades docentes e a outras elaboradas colaborativamente. Por fim, considera-se a escola como espaço comum na produção de práticas mais includentes. | pt_BR |
dc.description.abstract | This paper analyzes processes of in/exclusion experienced by students with disabilities during the social distancing caused by Covid-19, considering the answers to 214 questionnaires administered to teachers and school managers working in different stages of Basic Education. Following a Foucauldian discourse analysis, two discussion axes have emerged: the first one points out the strengthening of school inequalities and the weakening of democracy; the second is related to both practices of in/exclusion carried out through the individualization of teacher activities and practices carried out collaboratively. Finally, the school is regarded as a common space for producing practices that are more inclusive. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ciência & educação. Bauru. Vol. 28 (2022), e22048, 18 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | School inclusion | en |
dc.subject | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject | Deficiência | pt_BR |
dc.subject | Disability | en |
dc.subject | Pedagogical practices | en |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Pandemia de COVID-19 (2020-) | pt_BR |
dc.subject | Pandemic | en |
dc.title | Processos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídica | pt_BR |
dc.title.alternative | In/exclusion processes for students with disabilities in times of the Covid syndemic | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001157317 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)