Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLockmann, Kamilapt_BR
dc.contributor.authorKlein, Rejane Ramospt_BR
dc.date.accessioned2023-01-12T04:56:41Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253612pt_BR
dc.description.abstractEste artigo analisa os processos de in/exclusão vivenciados por alunos com deficiência durante o distanciamento social causado pela Covid-19, a partir de respostas a 214 questionários aplicados com docentes e gestores, atuantes em diferentes etapas da Educação Básica. Mediante análise do discurso de orientação foucaultiana, evidenciaram-se dois eixos de discussão: o primeiro aponta para um acirramento das desigualdades escolares e um enfraquecimento da democracia; e o segundo diz respeito a práticas de in/exclusão desenvolvidas por meio da individualização das atividades docentes e a outras elaboradas colaborativamente. Por fim, considera-se a escola como espaço comum na produção de práticas mais includentes.pt_BR
dc.description.abstractThis paper analyzes processes of in/exclusion experienced by students with disabilities during the social distancing caused by Covid-19, considering the answers to 214 questionnaires administered to teachers and school managers working in different stages of Basic Education. Following a Foucauldian discourse analysis, two discussion axes have emerged: the first one points out the strengthening of school inequalities and the weakening of democracy; the second is related to both practices of in/exclusion carried out through the individualization of teacher activities and practices carried out collaboratively. Finally, the school is regarded as a common space for producing practices that are more inclusive.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru. Vol. 28 (2022), e22048, 18 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectDeficiênciapt_BR
dc.subjectDisabilityen
dc.subjectPedagogical practicesen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPandemia de COVID-19 (2020-)pt_BR
dc.subjectPandemicen
dc.titleProcessos de in/exclusão de alunos com deficiência em tempos de sindemia covídicapt_BR
dc.title.alternativeIn/exclusion processes for students with disabilities in times of the Covid syndemic en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001157317pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples