Qualidade na assistência farmacêutica da atenção primária à saúde : a percepção de atores sociais e a elaboração de um modelo lógico
Fecha
2019Autor
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Nivel académico
Maestría
Tipo
Otro título
Quality of pharmaceutical assistance in primary health care : the perception of social actors in Porto Alegre and elaboration of a logical model
Materia
Resumo
INTRODUÇÃO: A qualidade representa um atributo de excelência, denotando um espectro de características desejáveis. Tanto a definição conceitual de qualidade, quanto os métodos para a sua avaliação, têm sido um desafio para os atores que atuam na saúde. Isto porque o termo qualidade possui caráter polissêmico, assumindo dimensões de natureza tanto objetiva quanto subjetiva. Neste contexto, a busca pela qualidade da Assistência Farmacêutica (AF) configura-se uma necessidade técnica, gerencial e s ...
INTRODUÇÃO: A qualidade representa um atributo de excelência, denotando um espectro de características desejáveis. Tanto a definição conceitual de qualidade, quanto os métodos para a sua avaliação, têm sido um desafio para os atores que atuam na saúde. Isto porque o termo qualidade possui caráter polissêmico, assumindo dimensões de natureza tanto objetiva quanto subjetiva. Neste contexto, a busca pela qualidade da Assistência Farmacêutica (AF) configura-se uma necessidade técnica, gerencial e social tendo em vista que ela é determinante para a resolubilidade da Atenção à Saúde. OBJETIVO: Identificar a percepção de atores sociais (gestor, profissionais e usuários do sistema de saúde) sobre aspectos relacionados à qualidade da AF na Atenção Primária à Saúde (APS), bem como as barreiras enfrentadas para o seu alcance, em município do Estado do Rio Grande do Sul e obter elementos para elaboração de um modelo lógico. MÉTODO: Trata-se de um estudo qualitativo, analítico e exploratório. Empregou-se como técnica de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas e grupo focal. As falas dos participantes foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo, amparada pelo software QSR NVIVO 12.5.0 PRO®, e categorizadas para construção do modelo lógico, utilizando as dimensões de Donabedian. RESULTADOS: Da percepção de qualidade dos atores extraímos dados para classificar em estrutura, processo e resultado. As falas foram categorizadas em subcategorias. A principal ideia de qualidade, que surgiu entre todos os atores participantes foi a disponibilidade de medicamento. Das percepções das barreiras, emergiram dimensões relacionadas ao serviço de logística e clínico assistencial, como a necessidade de informatização e adoção de espaços humanizados com orientação qualificada da equipe de saúde para os usuários. O modelo lógico construído demonstrou predominância de eixos relacionados aos processos, para o alcance da qualidade. DISCUSSÃO: Apesar de convergência nas falas dos atores, em fatores que podem contribuir com a qualidade, percebeu-se claramente diferenças relacionadas ao ponto de vista de cada um. Considerou-se a necessidade de compreensão dos atores sobre o funcionamento da política e, portanto, elaboração de processos de comunicação e educação. A disponibilidade de medicamentos na APS e a orientação ao usuário configuram-se atributos de qualidade que se apresentaram de forma unânime entre os atores. O modelo lógico retratou eixos relacionados a áreas estratégicas, para além do foco técnico logístico, sendo elas: educacionais, assistenciais/clínicos, de organização/estruturação da AF, gestão de sistemas de informação, gestão de custos e relacionais. CONCLUSÃO: Com base no estudo, foi possível identificar as potencialidades dos serviços, como também, barreiras/fragilidades enfrentadas decorrentes de investimento nesta política pública, como também, possíveis problemas de imagem, comunicação e informação. Conhecer esses aspectos são imprescindíveis, tendo em vista que demandarão tratamentos distintos pelo poder público, para o aperfeiçoamento desta política. Os achados do estudo têm potencial para desenvolver processos avaliativos e proposições de indicadores de qualidade, alinhando necessidade e expectativas dos diferentes atores. ...
Abstract
INTRODUCTION: Quality represents an attribute of excellence, denoting a spectrum of desirable characteristics. Both the conceptual definition of quality and the methods for its evaluation have been a challenge for health actors. This is because the term quality has a polysemic character, assuming dimensions of both objective and subjective nature. In this context, the search for the quality of Pharmaceutical Assistance (PA) is a technical, managerial and social need considering that it is deter ...
INTRODUCTION: Quality represents an attribute of excellence, denoting a spectrum of desirable characteristics. Both the conceptual definition of quality and the methods for its evaluation have been a challenge for health actors. This is because the term quality has a polysemic character, assuming dimensions of both objective and subjective nature. In this context, the search for the quality of Pharmaceutical Assistance (PA) is a technical, managerial and social need considering that it is determinant for the resolution of Health Care. OBJECTIVE: To identify the perception of social actors (manager, professionals and users of the health system) on aspects related to the quality of PA in Primary Health Care (PHC), as well as the barriers faced for its reach, in a municipality of the state of Rio Grande do Sul and to obtain elements for the elaboration of a model logical. METHOD: This is a qualitative, analytical and exploratory study. It was used as data collection technique, semi-structured interviews and focus group. The participants statements were analyzed by the content analysis technique, supported by the QSR NVIVO 12.5.0 PRO® software, and categorized for the construction of the logical model, using the Donabedian dimensions. RESULTS: From the perception of quality of the actors we extract data to classify in structure, process and result. The speeches were categorized into subcategories. The main idea of quality that emerged among all participating actors was the availability of medication. From the perceptions of barriers, dimensions related to the logistics and clinical care service emerged, such as the need for computerization and the adoption of humanized spaces with qualified guidance from the health team to users. The built logical model demonstrated the predominance of process-related axes for the achievement of quality. DISCUSSION: Despite the convergence in the speech of the actors, in factors that may contribute to the quality, it was clearly perceived differences related to their point of view. It was considered the need of understanding of the actors about the functioning of the policy and, therefore, elaboration of communication and education processes. The availability of medicines in PHC and user orientation are quality attributes that were unanimously presented among the actors. The logical model portrayed axes related to strategic areas, in addition to the logistical technical focus, namely: educational, health care or clinical, PA organization or structuring, information systems management, cost management and relational management. CONCLUSION: Based on the study, it was possible to identify the potentialities of the services, as well as barriers / weaknesses faced due to investment in this public policy, as well as possible image, communication and information problems. Knowing these aspects are essential, considering that they will require different treatments by the public power to improve this policy. The findings of the study have the potential to develop evaluative processes and propositions of quality indicators, aligning the needs and expectations of the different actors. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Farmácia. Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica.
Colecciones
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Ciencias de la Salud (9085)
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