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dc.contributor.advisorBalbinotti, Carlos Adelar Abaidept_BR
dc.contributor.authorTrusz, Rodrigo Augustopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-30T04:55:14Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253301pt_BR
dc.description.abstractO tema deste estudo é a utilização do judô como ferramenta para o aprendizado de habilidades sociais de crianças na Escola. Os problemas de indisciplina neste ambiente têm atingido proporções cada vez maiores, sendo associados à falta de manejo social, prejudicando o aproveitamento escolar. A elaboração de Programas de Treinamento em Habilidades Sociais (THS) é uma das alternativas buscadas para dar suporte aos escolares num sentido de prevenção ou remissão de comportamentos não-habilidosos ou antissociais. As atividades esportivas podem se configurar como promotoras de habilidades sociais, em especial as Artes Marciais e Esportes de Combate (AM&EC), por agregar princípios filosóficos e valores morais à prática. O objetivo desse estudo foi verificar as mudanças comportamentais associadas ao aprendizado de habilidades sociais através da prática de judô com crianças. Para responder a este objetivo, organizamos esta tese em duas etapas: a primeira etapa de constituição do referencial teórico sobre o campo de estudos das Habilidades Sociais e sobre o Judô, seus princípios filosóficos, pedagógicos e valores morais. A segunda etapa, de apresentação dos resultados, foi organizada de acordo com o modelo por artigos, sendo composta por três artigos: 1- revisão integrativa acerca da utilização de AM&EC para a promoção de comportamentos socialmente competentes;2- construção do diário de campo para registro e análise das observações das aulas da oficina de judô; 3- experiência com pesquisa-ação para verificar as mudanças comportamentais de crianças que participaram da oficina de judô cujo foco foi a promoção do aprendizado de habilidades sociais. Verificamos que a oficina proposta, utilizando elementos da cultura japonesa como a saudação (ritsu-rei) e a meditação (mokuso), promoveu o aprendizado das habilidades sociais “seguir regras e instruções” e “controlar a ansiedade, acalmar-se” no contexto das aulas de judô. Verificamos também que os aprendizados das aulas de judô refletiram-se no desempenho comportamental das crianças na escola e no contexto familiar, especialmente na habilidade social “controlar a ansiedade”, que estimulou a melhora na concentração e consequentemente da autoconfiança. Concluímos que utilizar o judô como programa de Treinamento em Habilidades Sociais pode ser uma alternativa eficaz para a promoção de comportamentos socialmente competentes de crianças no contexto escolar.pt_BR
dc.description.abstractThe theme of this study is the use of judo as a tool for learning social skills in children at school. The problems of indiscipline in this environment have reached increasing proportions, being associated with the lack of social management, harming school performance. The development of Training Programs in Social Skills (THS) is one of the alternatives sought to support schoolchildren in the sense of preventing or remitting unskilled or antisocial behaviors. Sports activities can be configured as promoters of social skills, especially Martial Arts and Combat Sports (AM&EC), by adding philosophical principles and moral values to the practice. The aim of this study was to verify the behavioral changes associated with the learning of social skills through the practice of judo with children. To respond to this objective, we organized this thesis in two stages: the first stage of constituting the theoretical framework on the field of study of Social Skills and on Judo, its philosophical, pedagogical and moral values. The second stage, presenting the results, was organized according to the article model, comprising three articles: 1- integrative review about the use of AM&EC to promote socially competent behaviors; 2- construction of the field diary to record and analyze the observations of the judo workshop classes; 3- experience with action research to verify the behavioral changes of children who participated in the judo workshop whose focus was to promote the learning of social skills. We verified that the proposed workshop, using element of Japanese culture such as greeting (ritsu-rei) and meditation (mokuso), promoted the learning of social skills "follow rules and instructions" and "control anxiety" in the context of judo classes. We also verified that learning from judo classes was reflected in the behavioral performance of children at school and in the family context, especially in the social skill “controlling anxiety”, which stimulated an improvement in concentration and, consequently, in self-confidence. We conclude that using judo as a Social Skills Training program can be an effective alternative for promoting socially competent behaviors of children in the school context.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJudôpt_BR
dc.subjectJudoen
dc.subjectMartial artsen
dc.subjectArtes marciaispt_BR
dc.subjectSocial skillsen
dc.subjectHabilidades sociaispt_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectAction researchen
dc.titleA utilização do judô como ferramenta para o aprendizado de habilidades sociais na escola : uma experiência com a pesquisa-açãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001158915pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022.pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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