Divulgação Científica e a EJA : acesso e percepções de alunos da rede pública de Porto Alegre, RS
Fecha
2022Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
A educação de jovens e adultos no Brasil é uma modalidade de ensino que é frequentemente deixada de lado por políticas públicas e pesquisas acadêmicas. Além dessas dificuldades, o currículo geralmente possui uma carga conteudista, focando em materiais tradicionais, deixando de fora assuntos contextualizados. Já é conhecido que a inserção dos conteúdos escolares na realidade dos alunos é fundamental para a assimilação dos mesmos. Nessa perspectiva, a divulgação científica se propõe a tornar aces ...
A educação de jovens e adultos no Brasil é uma modalidade de ensino que é frequentemente deixada de lado por políticas públicas e pesquisas acadêmicas. Além dessas dificuldades, o currículo geralmente possui uma carga conteudista, focando em materiais tradicionais, deixando de fora assuntos contextualizados. Já é conhecido que a inserção dos conteúdos escolares na realidade dos alunos é fundamental para a assimilação dos mesmos. Nessa perspectiva, a divulgação científica se propõe a tornar acessível os conhecimentos científicos e aumentar a participação da população em assuntos de ciência e tecnologia. Esta pesquisa, de abordagem mista, utilizou da aplicação de questionário, a fim de compreender a relação dos alunos da EJA de Porto Alegre com materiais e espaços de divulgação científica, assim como compreender a sua percepção sobre o tema, a partir da análise de conteúdo. A partir dos resultados, foi possível identificar a predominância das redes sociais como forma de acesso à materiais de ciência, a percepção da escola como um divulgador de ciência e um baixo reconhecimento de espaços de produção e divulgação científica na cidade. ...
Abstract
Youth and adult education in Brazil (EJA) is a public education segment that is often left aside by public policies and academic research. In addition to these difficulties, the curriculum generally has a content-oriented base, focusing on traditional materials, leaving out contextualized issues. It is already known that the insertion of school contents into the students' reality is fundamental for their comprehension. In this perspective, scientific communication proposes to make scientific kn ...
Youth and adult education in Brazil (EJA) is a public education segment that is often left aside by public policies and academic research. In addition to these difficulties, the curriculum generally has a content-oriented base, focusing on traditional materials, leaving out contextualized issues. It is already known that the insertion of school contents into the students' reality is fundamental for their comprehension. In this perspective, scientific communication proposes to make scientific knowledge more accessible and increase social engagement in matters of science and technology. This research, of mixed approach, used the application of a questionnaire in order to understand the relationship of EJA students in Porto Alegre with materials and spaces of scientific communication, as well as to understand their perception on the theme, using the method of analysis of content. From the results, it was possible to identify the predominance of social networks as a way to access science materials, the perception of school as a science communicator and a low recognition of science production and communication spaces in the city. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (36091)Tesinas Ciencias Biológicas (1288)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
![](/themes/Mirage2Novo//images/lume/cc.png)