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dc.contributor.authorDimer, Nathalia Avilapt_BR
dc.contributor.authorRasquinha, Gabrielle do Nascimentopt_BR
dc.contributor.authorGoulart, Bárbara Niegia Garcia dept_BR
dc.date.accessioned2022-12-21T04:52:31Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1982-0216pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253003pt_BR
dc.description.abstractApresenta-se um roteiro de atuação em telessaúde para atendimento fonoaudiológico de pacientes adultos em domicílio que foi aplicado em um projeto comunitário durante a Pandemia da COVID19. O roteiro foi desenvolvido em três etapas distintas. A partir de uma revisão de literatura para a identificação de facilitadores e barreiras para o atendimento de pacientes via telessaúde, foi feita a implementação de um serviço de telefonoaudiologia em uma Unidade Básica de Saúde, possibilitando a experiência para a discussão mediante a prática de facilitadores para a atuação clínica e maneiras de qualificar a teleconsulta fonoaudiológica. Por fim, deu-se a elaboração do roteiro, organizado em 20 itens, divididos em três seções. A sua elaboração incluiu, além da escrita, a discussão detalhada de cada item elencado, considerando a efetividade das ações propostas, qualificação das teleconsultas e integralidade do atendimento do paciente. O roteiro apresentado se propõe a ser suporte para a atuação em telefonoaudiologia. Entretanto, deve ser adaptado à realidade cultural e social dos profissionais e pacientes que a esta forma de atuação forem expostos. Visto que não se trata de um conjunto de práticas e procedimentos fechados em si, deverá ser atualizado conforme novos procedimentos e tecnologias estejam acessíveis para a atuação em telefonoaudiologia.pt_BR
dc.description.abstractIn this study, a script for the telepractice of speech language pathology and audiology services for adult patients at home, is presented. This tool was developed in three stages and used for a community project during the COVID-19 pandemic. A literature search was performed to identify the facilitators and barriers to remote patient care before implementing telepractice at a primary health care unit. This practical experience led to further discussions about the facilitators of clinical performance and different ways to remotely offer quality assessments and rehabilitation. Divided into three sections, the final script was organized into twenty items. To provide comprehensive patient care, detailed discussions were held about each item to verify the effectiveness and quality of the teleconsultations, for the script to be written. This guide is intended to be used as a tool for speech language pathology and audiology telepractice. However, it must be adapted to the cultural and social realities of the professionals and patients who use it. Additionally, it does not constitute a closed set of practices and procedures and should be updated as new procedures and technologies become available.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista CEFAC. São Paulo. Vol. 24, n. 4 (2022), e3722, 7 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpeech, language and hearing sciencesen
dc.subjectConsulta remotapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectPublic healthen
dc.subjectReabilitação dos transtornos da fala e da linguagempt_BR
dc.subjectRehabilitationen
dc.subjectCoronavirus infectionsen
dc.subjectAtuação do fonoaudiólogopt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúde (SUS)pt_BR
dc.subjectRemote consultationen
dc.titleRoteiro pré, durante e pós teleconsulta fonoaudiológica : o que aprendemos com a pandemia da COVID-19pt_BR
dc.title.alternativeA script for the telepractice of speech-language therapy and audiology services : what was learnt from the COVID-19 pandemicen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001154066pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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