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dc.contributor.advisorRocha, Ronaldo dos Santos dapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Isadora Hauserpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-20T04:52:42Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252916pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas organizações e centros de estudos mundiais vem constatando que o nível médio do mar está subindo e cada vez mais acelerado. O Brasil encontra-se vulnerável diante deste cenário, pois possui cerca de 8 mil quilômetros de litoral, em maioria densamente populosos e, em muitos casos, a ocupação se deu de forma desordenada. Porém o litoral brasileiro possui uma alta carência de estudos cartográficos e maregráficos que possam avaliar a dimensão desses impactos. Esta carência também causa um imbróglio em relação à correta demarcação de terrenos de marinha e seus acrescidos. Estes terrenos, que pertencem à União, são mensurados a uma distância de 33 metros da Linha de Preamar Média de 1831. Apesar de já existirem alguns estudos que apontam métodos para determinar essa referência de quase duzentos anos, há algumas discordâncias entre a forma que a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) faz essas determinações e o que preconizam alguns pesquisadores brasileiros que estudam o assunto. Com o propósito de amparar previsões e definir as dimensões de impactos climáticos e também, como um prelúdio para determinar, futuramente, o posicionamento correto dos terrenos de marinha e seus acrescidos na região, este trabalho tem como objetivo a demarcação da Linha de Cota Zero e Linha de Preamar Média, localizadas nas praias de Imbé e Tramandaí, municípios do Estado do Rio Grande do Sul, para os anos de 2021 e 2022. Para isto o trabalho, que é pioneiro no litoral norte do Rio Grande do Sul, usou como fonte de dados maregráficos os valores obtidos pelo estudo “Tidal and subtidal oscillations in a shallow water system in southern Brazil” realizado por Andrade, Nunes e Toldo (2018). Os levantamentos de campo foram feitos usando posicionamento relativo cinemático em tempo real (RTK) e levantamento relativo estático. O ajuste das altitudes geométricas para ortométricas foi feito com o modelo de ondulação geiodal hgeoHNOR2020, fornecido pelo IBGE. A demarcação das linhas de Cota Zero e Preamar Média foi feita de duas maneiras, uma utilizando um Modelo Digital de Terreno e a outra com cálculos trigonométricos baseados na declividade dos perfis. Uma estimativa de incertezas foi realizada, resultando em valores verticais entre 0,18 e 0,40 m, quando modelos digitais de terrenos foram aplicados, e entre 0,11 e 0,16 m quando as linhas foram determinadas pelo cálculo de declividade dos perfis. Foi constatada, também, a importância da obtenção de cotas negativas e a importância de evitar eventos climáticos extremos nos levantamentos.pt_BR
dc.description.abstractIn recent decades organizations and centers of world studies have been finding that the average sea level is rising and increasingly accelerated. Brazil is vulnerable in this scenario, as it has about 8 thousand kilometers of coastline, most of which are densely populated and, in many cases, the occupation took place in a disorderly manner. However, the Brazilian coast has a high lack of cartographic and tidal studies that can assess the size of these impacts. This deficiency also causes an imbroglio in relation to the correct demarcation of marine land and its additions. These lands, which belong to the Union, are measured at a distance of 33 meters from the 1831 Medium High Tide Line. Although there are already some studies that point some methods to determine this reference, that has almost two hundred years, there are some discrepancies between the way that the Federal Heritage Secretariat (SPU) makes these determinations and what some Brazilian researchers who study this subject advocate. With the purpose of supporting predictions and defining the dimensions of climate impacts and also, as a prelude to determining, in the future, the correct positioning of marine land and its additions in the region, this work has as objective to demarcate the Line of Level Zero and Medium high tide line, located on the beaches of Imbé and Tramandaí, municipalities in the State of Rio Grande do Sul, for the years 2021 and 2022. For this purpose, the work, which is a pioneer on the north coast of Rio Grande do Sul, used as a source from tide data the values obtained by the study “Tidal and subtidal oscillations in a shallow water system in southern Brazil” carried out by Andrade, Nunes and Toldo (2018). Field surveys were done using real- time kinematic relative positioning (RTK) and static relative surveying. The adjustment of geometric to orthometric altitudes was performed using the geiodal undulation model hgeoHNOR2020, provided by IBGE. The demarcation of the Line of Level Zero and Medium high tide line was done in two ways, one using a Digital Terrain Model and the other with trigonometric calculations based on the slope of the profiles. An uncertainties estimate was performed, resulting in vertical values between 0.18 and 0.40 m, when digital terrain models were applied, and between 0.11 and 0.16 m when the lines were determined by calculating the slope of the profiles. It was also verified the importance of obtaining negative quotas and the importance of avoiding extreme weather events in the surveys.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectMean sea levelen
dc.subjectMaregrafiapt_BR
dc.subjectMarine landsen
dc.subjectTerrenos de marinhapt_BR
dc.subjectLine of level zeroen
dc.subjectLine of medium high tideen
dc.subjectImbé, Praia de (RS)pt_BR
dc.subjectTramandaí, Praia de (RS)pt_BR
dc.titleMetodologia para determinação da linha de cota zero e linha de preamar média no litoral norte do RS : caso de estudo : Imbé e Tramandaí, ano 2021-2022pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001157188pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Cartográficapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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