Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHoernig, André Felipept_BR
dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.contributor.authorHadjimichef, Dimiterpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-20T04:52:17Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1677-2334pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252890pt_BR
dc.description.abstractCom o presente texto trazemos alguns resultados empíricos sobre percepções de estudantes de Ensino Médio sobre a relação entre Ciência e Religião, bem como alguns indícios de viabilidade de atividades que foram conduzidas em uma pesquisa mais ampla, em nível de mestrado em Ensino de Física, para tratar desta relação em sala de aula. O objetivo do presente artigo é apresentar possibilidades para o Ensino de Física com viés Histórico e Epistemológico que trate da relação Ciência e Religião. Para tal, apresentamos dados coletados com estudantes de Ensino Médio sobre como estes alunos relacionam Ciência e Religião, antes de uma intervenção didática (Estudo 1, N=291) e após uma intervenção didática que abordasse o tema de forma secundária, uma vez que a ênfase foi a introdução de Física Quântica com um viés histórico (Estudo 2, N=34). Observamos se os alunos acreditavam que os cientistas (quaisquer cientistas para o Estudo 1 eos principais cientistas por trás do desenvolvimento da Quântica para o Estudo 2) poderiam expressar alguma religiosidade e categorizamos as respostas, observando que estas podem ser relacionadas com categorias identificadas na literatura. Com a execução de um Módulo Didático de Física Quântica com um viés histórico, em que uma das propostas era tratar como a religiosidade dos cientistas não embaraça a atividade acadêmica destes, foi possível obter indíciosde aprendizagem do conteúdo físico e um encaminhamento dos alunos que compuseram o Módulo para um discurso de diálogo entre Ciência e Religiosidade.pt_BR
dc.description.abstractWith this text we bring some empirical results about opinions of high school students about the relationship between science and religion, as well as some activities that were conducted in a Master’s degree research in Physics Teaching, to address this relationship in the classroom. The purpose of thisarticle is to present possibilities for the Teaching of Physics with a Historical and Epistemological bias that deals with the relationship between Science and Religion. To this end, it is showed data collected from high school students, about how they relate science and religion, before a didactic intervention (Study 1, N=291) and after a didactic intervention that approached the subject in a secondary way, which emphasis was on the introduction of Quantum Physics with a historical bias (Study 2, N=34). We look at whether students believe scientists (any scientists for Study 1 and scientists behind the development of Quantum for Study 2) could express some faith, and we categorize the answers, noting that these answers can be related to categories identified in literature. With the execution of a Quantum Physics Didactic Module with a historical bias, in which one of the proposals was to deal with how the religiosity of scientists does not disturb their academic activity, it was possible to observe that there was indication of learning of the physical content and an approximation of the students with a dialogue perspective between science and religiosity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 39, n. 2 (ago. 2022), p. 551-583pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScience and religionen
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectReligiosityen
dc.subjectReligiosidadept_BR
dc.subjectFísica quânticapt_BR
dc.subjectQuantum Physics teachingen
dc.titleCiência e religião : possibilidades para o ensino de Física com um viés histórico e epistemológico em um contexto de introdução de Física Quântica no Ensino Médiopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001148711pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples