Ciência e religião : possibilidades para o ensino de Física com um viés histórico e epistemológico em um contexto de introdução de Física Quântica no Ensino Médio
dc.contributor.author | Hoernig, André Felipe | pt_BR |
dc.contributor.author | Massoni, Neusa Teresinha | pt_BR |
dc.contributor.author | Hadjimichef, Dimiter | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-20T04:52:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1677-2334 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/252890 | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o presente texto trazemos alguns resultados empíricos sobre percepções de estudantes de Ensino Médio sobre a relação entre Ciência e Religião, bem como alguns indícios de viabilidade de atividades que foram conduzidas em uma pesquisa mais ampla, em nível de mestrado em Ensino de Física, para tratar desta relação em sala de aula. O objetivo do presente artigo é apresentar possibilidades para o Ensino de Física com viés Histórico e Epistemológico que trate da relação Ciência e Religião. Para tal, apresentamos dados coletados com estudantes de Ensino Médio sobre como estes alunos relacionam Ciência e Religião, antes de uma intervenção didática (Estudo 1, N=291) e após uma intervenção didática que abordasse o tema de forma secundária, uma vez que a ênfase foi a introdução de Física Quântica com um viés histórico (Estudo 2, N=34). Observamos se os alunos acreditavam que os cientistas (quaisquer cientistas para o Estudo 1 eos principais cientistas por trás do desenvolvimento da Quântica para o Estudo 2) poderiam expressar alguma religiosidade e categorizamos as respostas, observando que estas podem ser relacionadas com categorias identificadas na literatura. Com a execução de um Módulo Didático de Física Quântica com um viés histórico, em que uma das propostas era tratar como a religiosidade dos cientistas não embaraça a atividade acadêmica destes, foi possível obter indíciosde aprendizagem do conteúdo físico e um encaminhamento dos alunos que compuseram o Módulo para um discurso de diálogo entre Ciência e Religiosidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | With this text we bring some empirical results about opinions of high school students about the relationship between science and religion, as well as some activities that were conducted in a Master’s degree research in Physics Teaching, to address this relationship in the classroom. The purpose of thisarticle is to present possibilities for the Teaching of Physics with a Historical and Epistemological bias that deals with the relationship between Science and Religion. To this end, it is showed data collected from high school students, about how they relate science and religion, before a didactic intervention (Study 1, N=291) and after a didactic intervention that approached the subject in a secondary way, which emphasis was on the introduction of Quantum Physics with a historical bias (Study 2, N=34). We look at whether students believe scientists (any scientists for Study 1 and scientists behind the development of Quantum for Study 2) could express some faith, and we categorize the answers, noting that these answers can be related to categories identified in literature. With the execution of a Quantum Physics Didactic Module with a historical bias, in which one of the proposals was to deal with how the religiosity of scientists does not disturb their academic activity, it was possible to observe that there was indication of learning of the physical content and an approximation of the students with a dialogue perspective between science and religiosity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 39, n. 2 (ago. 2022), p. 551-583 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Science and religion | en |
dc.subject | Ciência | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | en |
dc.subject | Religiosity | en |
dc.subject | Religiosidade | pt_BR |
dc.subject | Física quântica | pt_BR |
dc.subject | Quantum Physics teaching | en |
dc.title | Ciência e religião : possibilidades para o ensino de Física com um viés histórico e epistemológico em um contexto de introdução de Física Quântica no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001148711 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40227)Exact and Earth Sciences (6152)