Show simple item record

dc.contributor.authorThomaz, Rafaela Silvapt_BR
dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-14T04:55:42Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2236-4099pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252711pt_BR
dc.description.abstractO artigo examina sentidos atribuídos à aprendizagem da Língua Inglesa (LI) na contemporaneidade. As bases teóricas advêm do pós-estruturalismo, em especial do pensamento de autores como Michel Foucault e Zygmunt Bauman. O material escrutinado consiste em redações de professores de LI interessados em ocupar uma vaga docente em uma instituição deensino no RS. Oexame do material, sustentado pela análise do discurso foucaultiana,mostroua presença de dois enunciados: “Para se adaptar ao mundo em que vivemos, saber inglês é uma obrigação”e“As pessoas que não sabem inglês estão em desvantagem em relação às que sabem”.Oestudomostra verdades presentes no discurso pedagógico associadas aos mecanismos de in/exclusão.pt_BR
dc.description.abstractThe article examines meanings attributed to the learning of the English Language (IL) in contemporary times. The theoretical bases come from post-structuralism, especially from the thought of authors such as Michel Foucault and Zygmunt Bauman. The scrutinized material consists of essays by LI professors interested in occupyinga teaching position at an educational institution in RS. The examination of the material, supported by the analysis of Foucault's discourse, showed the presence of two statements: “To adapt to the world we live in, knowing English is an obligation” and “People who do not know English are at a disadvantage compared to those who you know”. The study shows truths present in the pedagogical discourse associated with in/exclusion mechanismsen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCadernos Zygmunt Bauman. São Luís, MA : UFMA, 2021. Vol. 11, n. 26 (2021), p. 152-172pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnglish languageen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectGlobalizaçãopt_BR
dc.subjectGlobalizationen
dc.subjectIn/exclusionen
dc.subjectPost-structuralismen
dc.titleLíngua inglesa, globalização e os processos de in/exclusãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001156394pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record