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dc.contributor.authorPetrini, Silvane Gema Mocellinpt_BR
dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2022-12-14T04:55:05Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2237-9185pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252679pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo busca empreender uma discussão sobre questões relacionadas à escola instaurada na modernidade, cuja finalidade estava direcionada a produzir os corpos necessários paraatuarem na configuração social que despontava na era industrial. Ao mesmo tempo lança luzes sobre um possível desalinhamento desta instituição basilar no que se refere à escola que se desenha na contemporaneidade, cujos desajustes evidenciam uma chamada “crise da escola”, passando a constituir-se como uma maquinavaria. Agora, outros são os corpos dos quais a escola deve se ocupar para produzir subjetividades vinculadas à produtividade e à rentabilidade que imperam na racionalidade neoliberal. Em virtude destes dois movimentos, procura tencionar o conceito maquinaria escolar criado por Varela e Álvarez-Uría (1992) articulando-o com os estudos de Foucault (2009), Sibilia (2012), Laval (2019) e Masschelein e Simons (2018) para pensarmos na emergência de uma maquinavaria escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis article seeks to undertake a discussion on issues related to the school established in modernity, whose purpose was aimed at producing the bodies necessary to act in the social configuration that emerged in the industrial era. At the same time, it sheds light on a possible misalignment of this fundamental institution with regard to the school that is designed in contemporary times, whose maladjustments show a so-called "school crisis", starting to constitute itself as a machinery. Now, others are the bodies that the school must deal with in order to produce subjectivities linked to productivity and profitability that prevail in neoliberal rationality. Due to these two movements, it seeks to intend the school machinery concept created by Varela and Álvarez-Uría (1992) articulating it with the studies of Foucault (2009), Sibilia (2012), Laval (2019) and Masschelein and Simons (2018) to think about the emergence of a school maquinavaria.en
dc.description.abstractEste artículo busca emprender una discusión sobre cuestiones relacionadas con la escuela instaurada en la modernidad, cuyo propósito estaba dirigido a producir los cuerpos necesarios para actuar en la configuración social que surgió en la era industrial. Al mismo tiempo, arroja luz sobre unposible desajuste de esta institución fundamental respecto de la escuela que se diseña en la época contemporánea, cuyos desajustes evidencian una denominada “crisis escolar”, comenzando a constituirse en una maquinaria. Ahora bien, otros son los cuerpos con los que debe lidiar la escuela para producir subjetividades ligadas a la productividad y la rentabilidad que imperan en la racionalidad neoliberal. Debido a estos dos movimientos, se busca pretender el concepto de maquinaria escolar creado por Varela y Álvarez-Uría (1992) articulándolo con los estudios de Foucault (2009), Sibilia (2012), Laval (2019) y Masschelein y Simons (2018) para pensar la surgimiento de una maquinavaria escolar.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Educar Mais. Pelotas, RS. Vol. 5, n. 4 (2021), p. 805-820pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModern schoolen
dc.subjectFoucault, Michel, 1926-1984pt_BR
dc.subjectSchool machineryen
dc.subjectEscuela modernaes
dc.subjectMaquinaria escolares
dc.titleEscola moderna e seus desajustes na contemporaneidadept_BR
dc.title.alternativeModern school and its maladjustments in contemporaneity en
dc.title.alternativeLa escuela moderna y sus desajustes em la contemporaneidad es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001156379pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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