Experimentalismo, formação e vivência : remixando a construção do saber
View/ Open
Date
2022Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Artes Visuais propõe investigar a potência do experimentalismo e do improviso para a prática criativa, para a docência em artes e na construção do saber. A metodologia do trabalho se dá através de minha vivência por diferentes movimentos culturais, buscando nas práticas criativas do experimentalismo informal a potência na construção e partilha de saberes, e como essa bagagem pode se relacionar a panoramas de aprendizagem da cibercultu ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Artes Visuais propõe investigar a potência do experimentalismo e do improviso para a prática criativa, para a docência em artes e na construção do saber. A metodologia do trabalho se dá através de minha vivência por diferentes movimentos culturais, buscando nas práticas criativas do experimentalismo informal a potência na construção e partilha de saberes, e como essa bagagem pode se relacionar a panoramas de aprendizagem da cibercultura global contemporânea. Para embasar tais relações apresento o trabalho do grupo de Acid House norte-americano Phuture, do DJ Polyvox, inventor do funk 150 BPM, bem como o workshop de poéticas sonoras das professoras Isabel Nogueira e Linda O'Keeffe. Interessa-me refletir panoramas e valores de ensinoaprendizagem e propagação de conhecimento através da pesquisa de textos de autores como bell hooks, María Acaso, Paulo Freire e Adriana Fresquet. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License