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dc.contributor.advisorAvancini, José Augusto Costapt_BR
dc.contributor.authorPelk, Samara Müllerpt_BR
dc.date.accessioned2022-12-07T04:52:35Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252438pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a crítica de arte de Raul Pompéia (1863-1895) sobre pintura de paisagem, entre os anos 1888 e 1891. A partir de expressões usadas pelo crítico, como “escola de paisagistas nacionais”, proponho a análise do cenário artístico da época para que essa ideia fosse elaborada, e também a configuração textual de Pompéia. Igualmente, apresento o interesse do crítico pela paisagem e pelos fenômenos da natureza, que reverberam na sua produção textual de diferentes gêneros literários, como a crítica de arte. Desse modo, examino os aspectos constitutivos da escrita pompeana referentes à crítica de arte sobre pintura de paisagem e o discurso sobre identidade nacional, que se formava como estratégia cultural com o intuito de instaurar a cor local, tanto pelos teóricos quanto pelos artistas. Também é interesse da pesquisa apontar as semelhanças e diferenças do crítico com os seus pares, quanto às reflexões emergentes da conjuntura artística da época, colocando-o no estudo da historiografia da arte no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis analyzes art criticism texts by Raul Pompeia (1863–1895) on landscape painting between 1888 and 1891. Taking as a starting point some expressions used by Pompeia, such as escola de paisagistas nacionais ([Brazilian] national landscape painter school), I investigate the artistic scene at the time that allowed this idea to emerge, as well as Pompeia’s textual configuration. I also consider Pompeia’s interest in landscaping and natural phenomena, which influences his written works in different genres, such as art criticism. Following this approach, I examine the key aspects of Pompeia’s written works regarding landscape art criticism and the discourse on Brazilian national identity, which took shape as a cultural strategy with the goal of introducing local color, used by both theorists and artists. This thesis also focuses on showing the similarities and differences between Pompeia and other critics regarding the emerging ideas about the artistic scene at the time, placing him in the overall context of Brazilian art historiography.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPompéia, Raul, 1863-1895pt_BR
dc.subjectArt criticismen
dc.subjectCrítica de artept_BR
dc.subjectLandscape paintingen
dc.subjectPintura : Paisagenspt_BR
dc.subject19th centuryen
dc.titleA crítica de arte de Raul Pompéia : o caso da pintura de paisagem nacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001154905pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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