Pedagogia socialista e política educacional : debate acerca da politecnia
dc.contributor.author | Gonçalves, Leonardo Dorneles | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Magda Gisela Cruz dos | pt_BR |
dc.contributor.author | Paludo, Conceição | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-12-03T05:11:24Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-5604 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/252337 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo estuda a categoria Politecnia em decorrência de sua utilização, nos últimos anos, pelas políticas educacionais. Ao analisar a experiência da Escola Politécnica na Revolução Russa e o debate sobre a politecnia no contexto brasileiro, reafirma-se que a absorçãodessa categoria pelas políticas educacionais, abstraindo-a de sua natureza histórico-prática, cumpre a função ideológica e sustenta os pressupostos da educação capitalista. Considerar osantagonismos entre as diferentes perspectivas que a fundamentamtorna-se importante para os estudos que visam à análise crítica das políticas educacionais que a adotam. | pt_BR |
dc.description.abstract | El artículo estudia la categoría Politecniadebido a su uso en los últimos años por las políticas educativas. Mediante el análisis de la experiencia de la Escuela Politécnica en la Revolución Rusa y el debate sobre la politecniaen el contexto brasileño, se reitera que la absorción de esta categoría por las políticas educativas, abstrayéndola de su naturaleza histórica y práctica, cumple la función ideológica yes compatible con las presuposiciones de la educación capitalista. Tener en cuenta los antagonismos entre lasdiferentes perspectivas que son la base de la politecnia, se convierte importante para los estudios destinados a análisis crítico de las políticas educativas que la adoptan. | en |
dc.description.abstract | This paper has as a main goal investigate the Polytechnic Schools; category that was introduced by educational policies into the last years. Inthis way, was compared the experience of Russian Polytechnic Schools and the discourses about Polytechnic Schools into Brazilian context. Also, this investigate confirms that the result of using this category excluding its history and practice character only serves to maintain the capitalism's ideology and assumptions into the education. To conclude, understanding some of the antagonism between these two different categories is an important step to the critical theory studies, since it allows us to understand how these educational policies have been implemented. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Salvador, BA. Vol. 11, n. 3 (dez. 2019), p. 214-222 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Politecnia | en |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Pedagogía socialista | en |
dc.subject | Política educacional | en |
dc.subject | Polytechnic schools | es |
dc.subject | Socialist education | es |
dc.subject | Educational policies | es |
dc.title | Pedagogia socialista e política educacional : debate acerca da politecnia | pt_BR |
dc.title.alternative | Education and theeducation policies : a debate about polytechnic schools | en |
dc.title.alternative | Pedagogía socialista y política educacional : debate sobre la politecniathe socialist | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001153029 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40305)Humanities (6926)