Show simple item record

dc.contributor.authorGonçalves, Leonardo Dornelespt_BR
dc.contributor.authorSantos, Magda Gisela Cruz dospt_BR
dc.contributor.authorPaludo, Conceiçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-12-03T05:11:24Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2175-5604pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252337pt_BR
dc.description.abstractO artigo estuda a categoria Politecnia em decorrência de sua utilização, nos últimos anos, pelas políticas educacionais. Ao analisar a experiência da Escola Politécnica na Revolução Russa e o debate sobre a politecnia no contexto brasileiro, reafirma-se que a absorçãodessa categoria pelas políticas educacionais, abstraindo-a de sua natureza histórico-prática, cumpre a função ideológica e sustenta os pressupostos da educação capitalista. Considerar osantagonismos entre as diferentes perspectivas que a fundamentamtorna-se importante para os estudos que visam à análise crítica das políticas educacionais que a adotam.pt_BR
dc.description.abstractEl artículo estudia la categoría Politecniadebido a su uso en los últimos años por las políticas educativas. Mediante el análisis de la experiencia de la Escuela Politécnica en la Revolución Rusa y el debate sobre la politecniaen el contexto brasileño, se reitera que la absorción de esta categoría por las políticas educativas, abstrayéndola de su naturaleza histórica y práctica, cumple la función ideológica yes compatible con las presuposiciones de la educación capitalista. Tener en cuenta los antagonismos entre lasdiferentes perspectivas que son la base de la politecnia, se convierte importante para los estudios destinados a análisis crítico de las políticas educativas que la adoptan.en
dc.description.abstractThis paper has as a main goal investigate the Polytechnic Schools; category that was introduced by educational policies into the last years. Inthis way, was compared the experience of Russian Polytechnic Schools and the discourses about Polytechnic Schools into Brazilian context. Also, this investigate confirms that the result of using this category excluding its history and practice character only serves to maintain the capitalism's ideology and assumptions into the education. To conclude, understanding some of the antagonism between these two different categories is an important step to the critical theory studies, since it allows us to understand how these educational policies have been implemented.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofGerminal: Marxismo e Educação em Debate. Salvador, BA. Vol. 11, n. 3 (dez. 2019), p. 214-222pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolitecniaen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectPedagogía socialistaen
dc.subjectPolítica educacionalen
dc.subjectPolytechnic schoolses
dc.subjectSocialist educationes
dc.subjectEducational policieses
dc.titlePedagogia socialista e política educacional : debate acerca da politecniapt_BR
dc.title.alternativeEducation and theeducation policies : a debate about polytechnic schoolsen
dc.title.alternativePedagogía socialista y política educacional : debate sobre la politecniathe socialistes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001153029pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record