Show simple item record

dc.contributor.authorSousa, Rodrigo Silva Caxias dept_BR
dc.contributor.authorCabral, Francine Condept_BR
dc.contributor.authorIeggle, L.pt_BR
dc.contributor.authorMüller, Jéssica Paola Macedopt_BR
dc.contributor.authorValerim, Patríciapt_BR
dc.contributor.authorSaldanha, Patríciapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Luziane Gracianopt_BR
dc.contributor.authorEufrásio, Sabrina Clavépt_BR
dc.date.accessioned2022-12-02T04:54:50Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1809-4775pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/252257pt_BR
dc.description.abstractAnalisa a utilização de recursos eletrônicos e digitais na formação de professores contextualizada em três bibliotecas universitárias: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Pontifícia Universidade Católica do Estado do Rio Grande do Sul e a Universidade de Passo Fundo. As interrelações entre cultura e educação, e a capacidade dos sujeitos entenderem e se adequarem à nova cultura emergente, ocorrem por meio de plataformas digitais e da virtualização de informações. Busca-se compreender se os recursos eletrônicos de informação são elementos potencializadores do papel didático-pedagógico da biblioteca, centrados na busca e recuperação de informações, sendo parte embrionária do processo de pesquisa. Tais constatações implicam em redimensionar a instância “biblioteca”, a fim de que possa se transformar em núcleo cultural, reflexivo, e voltado, fundamentalmente, à formação dos sujeitos, tendo a pesquisa como eixo articulador dos processos político-pedagógicos.pt_BR
dc.description.abstractThis study analyzes the use of digital and electronic resources in teacher’s formation in three university libraries: the Federal University of Rio Grande do Sul, the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul, and the University of Passo Fundo. The interrelationships between culture and education, and the personal ability to understand and adapt to the new emerging culture happens in cyberspace through the virtualization of the information. In this paper we investigate whether the electronic resources of information are elements that enhance the didactic-pedagogical role of the library, being centered on the search and retrieval of information, and becoming a core part of the research process. Finally, the study indicates the need to qualify the library so that it becomes a cultural and reflective space, focused on people’s education, where research is the axis that articulates the political-pedagogical processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBiblionline. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba. Vol. 17, n. 2 (2021), p. 43-63.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectUniversity libraryen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectTeacher formationen
dc.subjectResearchen
dc.subjectVirtuality cultureen
dc.subjectInformation and communications technologyen
dc.titleA biblioteca universitária na formação de professores: uso de recursos eletrônicos e digitais na pesquisa científicapt_BR
dc.title.alternativeThe university library in teacher education: use of electronic and digital resources in scientific researchen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001152333pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record