Estado de jogo : uma proposta pedagógica a partir de práticas lúdicas
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica, composta por seis aulas com base em práticas lúdicas desenvolvidas e pesquisadas pelo autor. As aulas ministradas demonstraram que os participantes atingiram um estado de jogo. Este trabalho também aborda algumas das referências de estudos presentes na literatura que utilizam de conceitos parecidos e que já foram sistematizados, auxiliando no desenvolvimento da compreensão das práticas propostas. A proposta pedagógica foi ...
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica, composta por seis aulas com base em práticas lúdicas desenvolvidas e pesquisadas pelo autor. As aulas ministradas demonstraram que os participantes atingiram um estado de jogo. Este trabalho também aborda algumas das referências de estudos presentes na literatura que utilizam de conceitos parecidos e que já foram sistematizados, auxiliando no desenvolvimento da compreensão das práticas propostas. A proposta pedagógica foi desenvolvida durante o Estágio de Docência II do autor, que ministrou as aulas de Teatro no Colégio de Aplicação da UFRGS para alunos do Segundo Ano do Ensino Médio. A proposta desenvolvida é composta por quatro momentos que buscam estimular o prazer de jogar, instigando a disponibilidade e trazendo o aluno jogador para o momento presente, resultando em uma série de benefícios à realização de basicamente qualquer jogo que o indivíduo possa ser apresentado. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License