Glauber e o transe na televisão : o caso Abertura
Visualizar/abrir
Data
2012Tipo
Outro título
Glauber Rocha and trance in television: the case of “Abertura"
Assunto
Resumo
Glauber e o transe na televisão: o caso Abertura é resultado parcial de uma pesquisa sobre as teorias em dispersão dos cineastas brasileiros sobre o audiovisual, em que se busca identificar elementos de uma teoria por vir que compreenda os modos como os cineastas concebem o audiovisual brasileiro. Este artigo tenta compreender o audiovisual desde uma perspectiva estética que transcenda o meio que o veicula, considerando diferentes estratégias de modelização para atualizar a problemática da indú ...
Glauber e o transe na televisão: o caso Abertura é resultado parcial de uma pesquisa sobre as teorias em dispersão dos cineastas brasileiros sobre o audiovisual, em que se busca identificar elementos de uma teoria por vir que compreenda os modos como os cineastas concebem o audiovisual brasileiro. Este artigo tenta compreender o audiovisual desde uma perspectiva estética que transcenda o meio que o veicula, considerando diferentes estratégias de modelização para atualizar a problemática da indústria do audiovisual no Terceiro Mundo e apresentar as novidades estético-políticas trazidas pela experiência do Abertura, alvo preferencial do cineasta do transe. ...
Abstract
Glauber Rocha and trance in television: The case of “Abertura” is a partial result of a research project on the theories in dispersion of Brazilian filmmakers about audiovisual productions which seeks to identify elements of a coming theory that understands the ways in which these filmmakers see Brazilian audiovisual productions. This article tries to understand audiovisual productions from an aesthetic perspective that transcends the medium, considering different strategies of modeling in orde ...
Glauber Rocha and trance in television: The case of “Abertura” is a partial result of a research project on the theories in dispersion of Brazilian filmmakers about audiovisual productions which seeks to identify elements of a coming theory that understands the ways in which these filmmakers see Brazilian audiovisual productions. This article tries to understand audiovisual productions from an aesthetic perspective that transcends the medium, considering different strategies of modeling in order to update the issue of the audiovisual industry in the Third World and to present the aesthetic-political novelty brought by the experience of “Abertura” ...
Contido em
Revista Fronteiras: estudos midiáticos. São Leopoldo. Vol. 14, n. 1 (jan./abr. 2012), p. 23-30
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Sociais Aplicadas (4125)
Este item está licenciado na Creative Commons License