Mostrar registro simples

dc.contributor.authorChaves, Enaura Helena Brandãopt_BR
dc.contributor.authorMagalhães, Ana Maria Müller dept_BR
dc.date.accessioned2022-11-26T05:00:06Zpt_BR
dc.date.issued1996pt_BR
dc.identifier.issn0102-6933pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/251808pt_BR
dc.description.abstractComo docentes do curso de Especialização em Gerenciamento de Serviços de Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFRGS buscamos através do presente estudo identificar como está sendo desenvolvida a avaliação de desempenho (AD) no cotidiano de enfermeiros a fim de atualizarmos e adequarmos nossas propostas de ensino à realidade encontrada. Participaram do estudo enfermeiros que freqüentaram o primeiro e o segundo curso de Especialização em Gerenciamento de Serviços de Enfermagem, nos anos de 1994195 compondo uma amostra de 27 enfermeiros. O estudo constatou que a avaliação de desempenho é uma atividade que ainda não está incorporada à realidade de trabalho para a maioria dos enfermeiros investigados (51%), sendo que 70,3% deles afirmam não terem recebido nenhum tipo de treinamento quanto ao processo de AD. Os achados qualitativos aliados aos dados quantitativos da investigação nos permitem afirmar que existe uma necessidade de investirmos no preparo dos profissionais enfermeiros tanto na graduação quanto na Pós-graduação para a realização da AD como um processo com vistas ao aprimoramento e desenvolvimento de recursos humanos e conseqüente melhoria nas relações de trabalho.pt_BR
dc.description.abstractThe objective o f this study was determine the development o f performance appraisa/ in daíly nursíng practice aiming to up-date and adequate the programo f Nursing Management Post-graduation Courses. The sample was composed by 27 nurses students ofthe first and second post-graduation course in 1994 and 1995. The resu/ts showed that performance appraisa/ is not established in the nurses work reality (51%) and 70% of respondents assert that they did not receive any training in this fie/d. The qualitative results added to quantitative data al/ow to point the necessity to invest in nursing education both in graduation and post-graduation leveis, to carry out the performance appraisallike a process searching the development and improvement of human resources and working relations.en
dc.description.abstractComo docentes de/ Curso de Especia/ización en Gerencia de Servicios de Enfermería de La Escuela de Enfermerla de la UFRGS buscamos a través de/ presente estudio identificar como se está desenvolviendo la evaluación de desempeno (ED) en e/ cotidiano de enfermeros que frecuentaran e/ primero y e/ segundo curso, en e/ ano de 199411995, componiendo una muestra de 27 enfermeros. E/ estudio constató que la eva/uación de desempeno es una actividad que todavia no está incorporada en la realidad de/ trabajo para la mayoria de los enfermeros investigados (51%), siendo que 70,3% de e/los afirman no haver recibido ningun tipo de entrenamiento cuánto a/ proceso de ED. Los hallargos qualitativos unidos a los dados quantitativos de la investigación nos permiten afirmar que existe una necesidad de investir en e/ preparo de los profesionales enfermeros a nível tanto de graduación como de Pos-Graduación para la realización de la ED como un proceso en vista ai perfeccionamiento y desenvolvimiento de recursos humanos y consecuentemente la mejora en las relaciones de trabajo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista gaúcha de enfermagem. Porto Alegre. Vol. 17, n. 2 (jul. 1996), p. 115-123pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPerformance appraisalen
dc.subjectEnfermagem : Recursos humanos : Avaliação de desempenhopt_BR
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectEvaluación de desempenoes
dc.subjectEvaluaciónes
dc.subjectDesempenoes
dc.titleAvaliando a avaliação de desempenho na prática de enfermeirospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000193312pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples