Estudo numérico das condições ocupacionais de um veículo de carga com forças de amortecimento não lineares
dc.contributor.advisor | Casas, Walter Jesus Paucar | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Rafael Neponuceno da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-11-24T04:47:38Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/251750 | pt_BR |
dc.description.abstract | Estudos com foco nas condições ocupacionais de motoristas de veículos de carga têm evidenciado a relação entre as Vibrações de Corpo Inteiro e o desenvolvimento de doenças de natureza muscoesqueléticas. Dessa forma, o trabalho em questão busca analisar numericamente um modelo de veículo de carga de seis eixos e 13 graus de liberdade contendo forças de amortecimento não lineares na cabine e chassis. Assim, busca-se quantificar o nível de saúde e conforto que o trabalhador está submetido, bem como, a jornada diária adequada para a aceleração sofrida segundo critérios previstos na Norma de Higiene Ocupacional (NHO-09:2013). A resolução do problema envolve a solução das equações do movimento pelo método de Newmark e a modelagem do perfil de irregularidades das pistas segundo critérios da ISO 8608:2016. Com isso realiza-se a ponderação em frequência das acelerações no assento do motorista conforme ISO 2631-1:1997 para 5 condições distintas de classe de pista e velocidade de tráfego. Os resultados indicam forte dependência do nível de irregularidades das pistas, bem como, a exposição a níveis superiores de vibração previstos em normas de saúde ocupacional. | pt_BR |
dc.description.abstract | Studies focusing on the occupational conditions of freight vehicle drivers have shown the relationship between whole-body vibration and the development of musculoskeletal diseases. Thus, the work in question seeks to numerically analyze a model of a six-axle, 13-degree-of-freedom freight vehicle containing nonlinear damping forces in the cabin and chassis. Thus, we seek to quantify the level of health and comfort that the worker is subjected to, as well as the adequate daily workday for the acceleration suffered according to criteria provided by Occupational Hygiene Standard (NHO-09:2013). Solving the problem involves the equations of motion using the Newmark method and the modeling of the road irregularity profile according to ISO 8608:2016 criteria. So then, the frequency weighting of the accelerations in the driver's seat is carried out according to ISO 2631-1:1997 for 5 different conditions of road class and traffic speed. The results indicate a strong dependence on the level of irregularities of the tracks, as well as, the exposure to higher levels of vibration foreseen in occupational health standards. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Veículos de carga | pt_BR |
dc.subject | Whole-body vibration | en |
dc.subject | Vibração mecânica | pt_BR |
dc.subject | ISO 2631-1 | en |
dc.subject | Conforto humano | pt_BR |
dc.subject | Newmark | en |
dc.subject | Health | en |
dc.subject | Comfort | en |
dc.title | Estudo numérico das condições ocupacionais de um veículo de carga com forças de amortecimento não lineares | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001153283 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Engenharias (5894)