Como o amor reflete nos fazeres de uma professora? : memórias para encantar os processos de ensino-aprendizagem
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho é sobre o sonho de uma sala de aula em que tenha o amor como fio condutor de práticas pedagógicas. Usarei a metodologia do encontro, narrando-os a partir de histórias pessoais que se passam nos lugares pelos quais pisei: na escola, na universidade, no terreiro. Através de minhas memórias, fui oferecendo pistas sobre como o amor me trouxe até aqui, e apontar que ele, e somente ele, pode mudar as amarras que temos em nossa sociedade masculina, branca e cisheterossexual. Para tanto, ...
Este trabalho é sobre o sonho de uma sala de aula em que tenha o amor como fio condutor de práticas pedagógicas. Usarei a metodologia do encontro, narrando-os a partir de histórias pessoais que se passam nos lugares pelos quais pisei: na escola, na universidade, no terreiro. Através de minhas memórias, fui oferecendo pistas sobre como o amor me trouxe até aqui, e apontar que ele, e somente ele, pode mudar as amarras que temos em nossa sociedade masculina, branca e cisheterossexual. Para tanto, me encontro com bell hooks e o conceito dela de amor e os ensinamentos dela que recolho para pensar o trabalho docente. Definir o amor como aquilo que ele faz, como um gesto de responsabilidade como nos convida bell hooks, me ajuda a convidar outras/os a fazerem parte dessa rede de amor, porque a cura e o amor só acontecem em comunhão e através da escolha em amar. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Ciências Biológicas (1353)
Este item está licenciado na Creative Commons License