"Território à vista" : a análise do conceito de território no ensino de Geografia e a importância da abordagem decolonial
Fecha
2022Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a importância do conceito de território no ensino de Geografia, bem como, destacar as diferentes conceitualizações em torno do respectivo conceito, apresentando aspectos que comprovam a presença de elementos eurocêntricos, advindos de uma lógica moderno colonial, existentes na construção de território. A partir disto, será apresentada a emergência da abordagem decolonial em combater as heranças estabelecidas pela colonialidade, na conceitualização de territó ...
O objetivo deste trabalho é analisar a importância do conceito de território no ensino de Geografia, bem como, destacar as diferentes conceitualizações em torno do respectivo conceito, apresentando aspectos que comprovam a presença de elementos eurocêntricos, advindos de uma lógica moderno colonial, existentes na construção de território. A partir disto, será apresentada a emergência da abordagem decolonial em combater as heranças estabelecidas pela colonialidade, na conceitualização de território. Apresentaremos aspectos correspondentes a esta abordagem, assim como outras percepções e quais agentes locais podem contribuir para isso. Como metodologia, foi analisado como o conceito de território é apresentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observando as interpretações apresentadas sobre o referido conceito e se elas atendem à abordagem decolonial, ao trazer seus aspectos para a sua conceitualização. Após, será analisado o mesmo processo no livro didático, observando como a conceitualização de território está sendo construída ali, quais as suas abordagens e se dialoga com a abordagem decolonial. Por fim, como resultados, será refletida como o conceito de território foi construído dentro da BNCC e nos livros didáticos e se dialoga com a abordagem decolonial. Após, será proposto um material didático de apoio para professores com a finalidade de contribuir em práticas pedagógicas de Geografia e Ciências Humanas, apresentando as diversas interpretações e exemplos presentes na conceitualização de território. ...
Abstract
The objective of this study is to analyze the importance of the territory concept in Geography teaching. As well as to highlight the dif ferent types of conceptualizations around the approach and to present aspects which proves the presence of Eurocentric elements that come from a colonial modern thought, existent in the construction of territory . From this perspective, to introduce the urgency of decolonial concepts. Aspects corresponding to this approach are going to be presented, as well as ...
The objective of this study is to analyze the importance of the territory concept in Geography teaching. As well as to highlight the dif ferent types of conceptualizations around the approach and to present aspects which proves the presence of Eurocentric elements that come from a colonial modern thought, existent in the construction of territory . From this perspective, to introduce the urgency of decolonial concepts. Aspects corresponding to this approach are going to be presented, as well as other perceptions and how local agents can contribute to it. As the methodology , it was analyzed how the concept of territory is presented in the National Common Curricular Base (BNCC), observing the interpretations presented on the referred concept and if they approach to the decolonial view , by bringing its aspects to its conceptualization. Afterwards, the same process will be analyzed in the textbook, observing how the conceptualization of territory is being built, what are its approaches and if it dialogues with the decolonial approach. Then, it will be reflected how the concept of territory was built in the BNCC and in textbooks and if this dialogues with the decolonial approach. Lastly , as the results, it will provide a courseware to teachers with the objective of helping Geography and Human Sciences pedagogical practices, revealing the dif ferent ways and examples in the territory conceptualizations. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Geografía (463)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License