Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCâmara, Marcelo Argentapt_BR
dc.contributor.authorFernandes, Igor Paianipt_BR
dc.date.accessioned2022-11-05T04:50:56Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250780pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar a importância do conceito de território no ensino de Geografia, bem como, destacar as diferentes conceitualizações em torno do respectivo conceito, apresentando aspectos que comprovam a presença de elementos eurocêntricos, advindos de uma lógica moderno colonial, existentes na construção de território. A partir disto, será apresentada a emergência da abordagem decolonial em combater as heranças estabelecidas pela colonialidade, na conceitualização de território. Apresentaremos aspectos correspondentes a esta abordagem, assim como outras percepções e quais agentes locais podem contribuir para isso. Como metodologia, foi analisado como o conceito de território é apresentado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), observando as interpretações apresentadas sobre o referido conceito e se elas atendem à abordagem decolonial, ao trazer seus aspectos para a sua conceitualização. Após, será analisado o mesmo processo no livro didático, observando como a conceitualização de território está sendo construída ali, quais as suas abordagens e se dialoga com a abordagem decolonial. Por fim, como resultados, será refletida como o conceito de território foi construído dentro da BNCC e nos livros didáticos e se dialoga com a abordagem decolonial. Após, será proposto um material didático de apoio para professores com a finalidade de contribuir em práticas pedagógicas de Geografia e Ciências Humanas, apresentando as diversas interpretações e exemplos presentes na conceitualização de território.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the importance of the territory concept in Geography teaching. As well as to highlight the dif ferent types of conceptualizations around the approach and to present aspects which proves the presence of Eurocentric elements that come from a colonial modern thought, existent in the construction of territory . From this perspective, to introduce the urgency of decolonial concepts. Aspects corresponding to this approach are going to be presented, as well as other perceptions and how local agents can contribute to it. As the methodology , it was analyzed how the concept of territory is presented in the National Common Curricular Base (BNCC), observing the interpretations presented on the referred concept and if they approach to the decolonial view , by bringing its aspects to its conceptualization. Afterwards, the same process will be analyzed in the textbook, observing how the conceptualization of territory is being built, what are its approaches and if it dialogues with the decolonial approach. Then, it will be reflected how the concept of territory was built in the BNCC and in textbooks and if this dialogues with the decolonial approach. Lastly , as the results, it will provide a courseware to teachers with the objective of helping Geography and Human Sciences pedagogical practices, revealing the dif ferent ways and examples in the territory conceptualizations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.subjectTerritoryen
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectDecolonial theoryen
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectGeography teachingen
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectCommon National Curriculum Baseen
dc.title"Território à vista" : a análise do conceito de território no ensino de Geografia e a importância da abordagem decolonialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001153077pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples