Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKaercher, Gládis Elise Pereira da Silvapt_BR
dc.contributor.authorFurtado, Tanara Fortept_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T04:38:02Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn1676-9570pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250719pt_BR
dc.description.abstractAo apresentar registros de falas de crianças, alunas da Educação Infantil, coletados a partir de relatos de atividades realizadas por discentes do UNIAFRO, curso da Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, promovido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, compartilham-se reflexões acerca dos desafios que se colocam à proposição da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e da Educação Antirracista no âmbito da Educação Infantil, pensadas a partir da Pedagogia das encruzilhadas. Pontua-se, no desenvolvimento do texto, a importância do reconhecimento dos impactos da ideologia do branqueamento na sociedade brasileira e discute-se sobre as dimensões da Educação Antirracista e da ERER. Por fim, conclui-se com o delineamento dos elementos considerados fundamentais para a adoção de uma atitude docente comprometida com o enfrentamento do racismo na escola.pt_BR
dc.description.abstractWhen presenting records of children's speeches, students of Early Childhood Education, collected from reports of activities carried out by UNIAFRO students, a course on the Policy for the Promotion of Racial Equality at School, promoted by the Federal University of Rio Grande do Sul, are shared reflections on the challenges that are posed to the proposition of Education of Ethnic-Racial Relations (ERER) and of Anti-racist Education in the scope of Early Childhood Education from the Pedagogy of the crossroads. In the development of the text, the importance of recognizing the impacts of the whitening ideology on Brazilian society is highlighted and the dimensions of Anti-Racist Education and ERER are discussed. Finally, it concludes with the outline of the elements considered fundamental for the adoption of a teaching attitude committed to the fight against racism at school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofIdentidade : boletim do Grupo de Negr@s da EST/IECLB. Vol. 26, n. 1/2 (jan./dez. 2021), p. 157-176pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectEducation of ethnic-racial relationsen
dc.subjectAnti-racist educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectChild educationen
dc.subjectRacial Ambienceen
dc.subjectCrossroadsen
dc.subjectAfrican diasporaen
dc.subjectRepresentativenessen
dc.titleEducação infantil e antirracismo na encruzilhada da diáspora africana no sul do Brasilpt_BR
dc.title.alternativeEarly childhood education and anti-racism at the crossroads of the african diaspora in southern Brazil en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001152503pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples