O Impacto das mudanças no ensino durante a pandemia de Covid-19 : desafios e perspectivas com o retorno às aulas presenciais
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Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho visa apresentar a partir de relatos dos alunos da rede pública estadual, as dificuldades enfrentadas na implementação do ensino remoto emergencial (ERE), como alternativa a não suspensão das aulas no ano letivo de 2020 por conta da pandemia de COVID-19. O estudo se propôs através da metodologia de Grupo Focal, compreender como um grupo de jovens estudantes vivenciou esse período de ERE, suas dificuldades e perspectivas, bem como o desafio em retornar à escola depois de quase ...
O presente trabalho visa apresentar a partir de relatos dos alunos da rede pública estadual, as dificuldades enfrentadas na implementação do ensino remoto emergencial (ERE), como alternativa a não suspensão das aulas no ano letivo de 2020 por conta da pandemia de COVID-19. O estudo se propôs através da metodologia de Grupo Focal, compreender como um grupo de jovens estudantes vivenciou esse período de ERE, suas dificuldades e perspectivas, bem como o desafio em retornar à escola depois de quase dois anos. Para este estudo, foram realizados dois encontros com um grupo de alunos do terceiro ano do ensino médio noturno na E.E.E.M Padre Reus, localizada na zona sul da cidade de Porto Alegre - RS. Os resultados evidenciaram a dificuldade dos estudantes em participar das aulas e atividades propostas a partir do uso do ERE e salientaram como vivenciaram a falta do ambiente escolar. Atrelado a isso, destaca-se que a necessidade de urgência na implantação do ERE dificultou a adequação e adaptação dos planos de aula tornando a interação entre aluno e professor muito baixa e acarretando a diminuição do vínculo com a escola durante esse período. Com o retorno as salas de aula, surgem inseguranças e lacunas se tornam perceptíveis, mas ainda assim os alunos ousam sonhar e pensar no seu futuro. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Geografia (463)
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