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dc.contributor.authorSouza, Vera Lúcia Reinert dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Everaldo dapt_BR
dc.contributor.authorAmorim, Wellington Limapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T04:37:07Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2177-742Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250645pt_BR
dc.description.abstractA violência no contexto infantil é uma realidade que abala o cotidiano no qual estamos inseridos. É mister a necessidade de se promover ações que possibilitem que essa realidade possa ser modificada e que as vítimas vislumbrem formas de manifestação. O presente artigo tem por objetivo reconhecer que o conto da Chapeuzinho Vermelho pode servir como suporte no combate à violência infantil, de forma que a criança se sinta confortável e segura para expor situações concretas de perigo. A metodologia adotada para o desenvolvimento deste estudo foi uma pesquisa bibliográfica. Como base teórica se fundamentou nos autores Silva (2013), Coelho (1999), Amarilha (2002) e Corso (2006), dentre outros, que apresentam subsídios para a delimitação e apresentação do tema. Além disso, o artigo reflete o que está descrito na Base Nacional Comum Curricular e no Estatuto da Criança e do Adolescente, procurando contemplar algumas áreas temáticas orientadas pela SED/SC, do curso de especialização em Educação e Segurança Humana. Considera-se que a literatura contribui para a apresentação do mundo para os sujeitos e que, a partir dela, é possível analisar diferentes quadros, dentre estes o da violência infantil.pt_BR
dc.description.abstractLa violencia en el contexto de la niñez es una realidad que sacude la vida cotidiana en la que estamos insertos, es necesario impulsar acciones que permitan modificar esta realidad y que las víctimas visualicen formas de manifestación. Este artículo tiene como objetivo reconocer que la historia de Caperucita Roja puede servir de apoyo en la lucha contra la violencia infantil, para que el niño se sienta cómodo y seguro para exponer situaciones concretas de peligro. La metodología adoptada para el desarrollo de este estudio fue una investigación bibliográfica. Como base teórica, se basó en los autores Silva (2013), Coelho (1999), Amarilha (2002) y Corso (2006), entre otros, quienes presentan subsidios para la delimitación y presentación del tema. Además, el artículo refleja lo descrito en la Base Curricular Nacional Común y en el Estatuto de la Niñez y la Adolescencia, buscando contemplar algunas áreas temáticas orientadas por la SED / SC, del curso de especialización en Educación y Seguridad Humana. Se considera que la literatura contribuye a la presentación del mundo a los sujetos y que, a partir de ella, es posible analizar diferentes escenarios, incluido el de la violencia infantil.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista da UNIFEBE. Blumenau. Vol. 1, n. 25 (2021), p. 9-26.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectViolencia infantiles
dc.subjectViolência : Criançapt_BR
dc.subjectCaperucita rojaes
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEstatuto da criança e do adolescentept_BR
dc.subjectLiteratura infantiles
dc.subjectBNCCes
dc.subjectEstatuto del niño y del adolescentees
dc.titleChapeuzinho vermelho : uma perspectiva no combate à violência infantilpt_BR
dc.title.alternativeLittle red hat: una perspectiva en la lucha contra la violencia infantiles
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001152646pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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