Mostrar registro simples

dc.contributor.authorNunes, Marília Forgearinipt_BR
dc.date.accessioned2022-11-04T04:37:05Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1519-5902pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250640pt_BR
dc.description.abstractO artigo analisa capas de uma revista brasileira publicada nos anos 1950. Dentre 43 capas da Caciqueassinadas pela mesma artista, foram selecionadas 18 para análise. A semiótica discursiva é a base teórico-metodológica, associada a argumentos da sociologia da infância, da técnica da ilustração e da história do impresso. Questiona-se sobre como os temas criança, brincar e brincadeira revelam efeitos de sentido e discursos relacionados ao contexto histórico da publicação. A análise demonstra que as capas transparecem uma infância restrita, com pouco espaço para uma cultura da infância, para brincar e agir criativamente. Reitera-se a importância dos impressos tanto sob a perspectiva da imanência de sentidos no objeto quanto sob a ótica dos efeitos de sentido históricos, sociais e culturais (re)construídospt_BR
dc.description.abstractThe article analyzes the covers of a Brazilian magazine published in the 1950s. Among 43 Caciquecovers signed by the same artist, 18 were selected for analysis. Discursive semiotics is the theoretical-methodological basis, associated with arguments from the sociology of childhood, the technique of illustration and the history of print. It is questioned how the themes child, to play and playing reveal meaning effects and discourses related to the historical context of the publication. The analysis demonstrates that the covers reveal a restricted childhood, with little space for a childhood culture, to play and act creatively. The importance of printed material is reiterated both from the perspective of the immanence of meanings in the object and from the perspective of (re)constructed historical, social and cultural meaning effects.en
dc.description.abstractEl artículo analiza las portadas de una revista brasileña publicada en la década de 1950. Entre 43 portadas de Caciquefirmadas por el mismo artista, 18 fueron seleccionadas para su análisis. La semiótica discursiva es la base teórico-metodológica, asociada a argumentos de la sociología de la infancia, la técnica de la ilustración y la historia de la imprenta. Se cuestiona cómo los temas infancia, jugar y juego revelan efectos de significado y discursos relacionados con el contexto histórico de la publicación. El análisis demuestra que las portadas revelan una infancia restringida, con poco espacio para una cultura infantil, para jugar y actuar creativamente. La importancia del material impreso se reitera tanto desde la perspectiva de la inmanencia de significados en el objeto como desde la perspectiva de efectos de significado histórico, social y cultural (re)construidos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de História da Educação. Vol. 22, n. 1 (2022), p. 1-23, e234pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultura infanto-juvenilpt_BR
dc.subjectChildhood culturesen
dc.subjectImageen
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectPrinten
dc.subjectSemioticsen
dc.subjectCulturas de la infanciaes
dc.subjectimagenes
dc.subjectImpresiónes
dc.subjectSemióticaes
dc.titleCapas da Cacique : efeitos de sentido da infância, do brincar e da brincadeira em revista infantil (anos 1950)pt_BR
dc.title.alternativeCaciquecovers : meaning effects of childhood,playingand gamein a children's magazine (1950s)en
dc.title.alternativePortadas de Cacique : efectos de significadode la infancia,jugary juego en una revista infantil (años 1950)es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001151154pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples