A influência da intervenção precoce no desenvolvimento motor, cognitivo e social de bebês de risco
dc.contributor.author | Almeida, Carla Skilhan de | pt_BR |
dc.contributor.author | Oliveira, Renata Pianezzola de | pt_BR |
dc.contributor.author | Gerzson, Laís Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-26T04:47:12Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0103-1716 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/250306 | pt_BR |
dc.description.abstract | Verificar a influência da Atenção Precoce (AP) no desenvolvimento de bebês nos aspectos motores, cognitivos e sociais de bebês de risco que participam do programa de intervenção motora precoce (PIMP). Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo ex post facto. A coleta de dados foi realizada em uma Clínica de Fisioterapia e a amostra foi composta por sete bebês de ambos os sexos que realizaram por quatro meses atendimentos de AP, duas vezes por semana, por 50 minutos. As atividades realizadas perfazem o campo motor, cognitivo e social. Resultados: O grupo foi homogêneo em relação às características. As atividades referentes à postura e deslocamento melhorou em 85% dos bebês, exploração de objetos manualmente em 71% e o reconhecimento da função de objetos 57%. A atividade de execução de tarefas a pedido foi a que menos os bebês evoluíram (57%). Conclusão: A intervenção precoce traz benefícios sobre o desenvolvimento motor e social dos bebês de risco. O desenvolvimento cognitivo, que representa tarefas com mais redes neuronais envolvidas, necessita de mais tempo para ser avaliada. | pt_BR |
dc.description.abstract | To verify the influence of Early Attention (AP) on the development of infants in the motor, cognitive and social aspects of at-risk babies participating in the Early Motor Intervention Program (PIMP). Materials and Methods: This is an ex post facto study. Data collection was performed at a Physiotherapy Clinic and the sample consisted of seven infants of both sexes who underwent AP appointments twice a week for 50 minutes. The activities carried out comprise the motor, cognitive and social fields. Results: The group was homogeneous in relation to the characteristics. The activities related to posture and displacement, improved in 85% of the babies, exploitation of objects manually by 71% and recognition of the function of objects by 57%. The on-task task activity was the one with the least babies (57%). Conclusion: Early intervention brings benefits to the motor and social development of at-risk babies. Cognitive development, which represents tasks with more neural networks involved, requires more time to be evaluated | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Brasileira de Ciência e Movimento. Distrito Federal, Universidade Católica de Brasília/Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Vol. 30, no.1 (2022), p. 1-16. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Early Intervention | en |
dc.subject | Estimulação precoce | pt_BR |
dc.subject | Child Development | en |
dc.subject | Fisioterapia | pt_BR |
dc.subject | Physiotherapy | en |
dc.title | A influência da intervenção precoce no desenvolvimento motor, cognitivo e social de bebês de risco | pt_BR |
dc.title.alternative | The influence of early intervention in motor, cognitive and social development of risk babies | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001146075 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39951)Ciências da Saúde (10685)