Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação
dc.contributor.author | Cortela, Caio Corrêa | pt_BR |
dc.contributor.author | Kist, Cesar | pt_BR |
dc.contributor.author | Milistetd, Michel | pt_BR |
dc.contributor.author | Both, Jorge | pt_BR |
dc.contributor.author | Balbinotti, Carlos Adelar Abaide | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-26T04:46:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2318-5090 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/250286 | pt_BR |
dc.description.abstract | INTRODUÇÃO: No Brasil, pesquisas referentes ao desenvolvimento do treinador são recentes. Nos últimos cinco anos observam-se os primeiros movimentos para a formação de grupos de pesquisa especificamente ligados à temática. OBJETIVO: Na tentativa de contribuir nesse cenário, este ensaio bibliográfico, de caráter exploratório, busca apresentar o panorama atual de oportunidades de aprendizagem em contexto formal e não formal, disponíveis aos treinadores brasileiros de tênis em seu processo de aprendizagem profissional. RESULTADOS: Alguns dilemas encontrados na formação inicial, por meio da via acadêmica e na continuada, pelas vias acadêmica e federativa, são apresentados e debatidos com a literatura. CONCLUSÃO: Por fim, possíveis avanços frente aos impasses percebidos são sugeridos, visando contribuir com as instituições envolvidas na formação de treinadores da modalidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | BACKGROUND: In Brazil, research on coaches’ development is recent. In the last five years, efforts were made to organize the first research groups concerned to study coaches’ development. OBJECTIVE: In attempt to contribute in this scenario, this exploratory bibliographic essay aims to present the current panorama of learning opportunities available to Brazilian tennis coaches in formal and non-formal context. RESULTS: Dilemmas in the academic initial training as well as in the continuing training through the academic and federative path are presented and discussed with the current literature. CONCLUSION: Finally, suggestions to overcome the current stalemates are presented to contribute to the organizations involved on tennis coaches’ training and development. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, PR. Vol. 18, no.2 (2020), p. 107-114 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Professional Learning | en |
dc.subject | Tênis (Esporte) | pt_BR |
dc.subject | Coaches | en |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | pt_BR |
dc.subject | Treinadores | pt_BR |
dc.subject | Tennis | en |
dc.title | Aprendizagem profissional de treinadores de tênis: um ensaio para primeiras aproximações com o contexto nacional de formação | pt_BR |
dc.title.alternative | Tennis coches’ professional learning: an essay for the approximation to the national context | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001146250 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39559)Health Sciences (10608)