Mostrar registro simples

dc.contributor.authorRodeghero, Carla Simonept_BR
dc.contributor.authorWeimer, Rodrigo de Azevedopt_BR
dc.date.accessioned2022-10-22T05:03:00Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0103-2186pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250214pt_BR
dc.description.abstractO texto analisa 16 entrevistas realizadas entre 2020 e 2021, em um projeto de história oral sobre o cotidiano da COVID-19, explorando como as noções de tempo, testemunho e história são acionadas no contexto pandêmico. Foi dada atenção às narrativas de gestores públicos estaduais e estudantes de graduação de baixa renda sobre duas questões: “você teria algo a acrescentar que não foi perguntado?” e “por que você aceitou fazer parte da pesquisa?”. Esses questionamentos deram acesso a testemunhos sobre o ato de testemunhar, possibilitando reflexões sobre a história como vivência e como processo de construção do conhecimento.pt_BR
dc.description.abstractThis article analyzes 16 interviews carried out between 2020 and 2021, in an oral history project on the daily life of COVID-19, exploring how the notions of time, testimony and history are triggered in the pandemic context. Attention was paid to the narratives of state public managers and low-income undergraduate students on two questions: “Would you have anything to add that was not asked?” and “Why did you accept to be part of the research?”. These questions gave access to testimonies on the act of witnessing, allowing reflections on history as an experience and as a process of knowledge construction.en
dc.description.abstractEl texto analiza dieciséis entrevistas realizadas entre 2020 y 2021 en un proyecto de historia oral sobre la vida cotidiana de COVID-19, explorando cómo se desencadenan las nociones de tiempo, testimonio e historia en el contexto de la pandemia. Se prestó atención a las narrativas de los administradores públicos estatales y los estudiantes de pregrado de bajos ingresos sobre dos preguntas: “¿Tiene algo que agregar que no se haya preguntado?” y “¿Por qué aceptó formar parte de la investigación?”. Estas preguntas dieron acceso a testimonios sobre el acto de testificar, posibilitando reflexiones sobre la historia como experiencia y como proceso de construcción del conocimiento.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos históricos (Rio de Janeiro). Rio de Janeiro, RJ. Vol. 34, n. 74 (set./dez. 2021), p. 472-491pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTestimony of the testimonyen
dc.subjectCOVID-19 (Doença)pt_BR
dc.subjectHistória oralpt_BR
dc.subjectTimeen
dc.subjectHistoryen
dc.subjectTestemunhopt_BR
dc.subjectScienceen
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectOral historyen
dc.subjectTestimonio de testimonioes
dc.subjectTiempoes
dc.titlePode a história oral ajudar a adiar o fim do mundo? : COVID-19 : tempo, testemunho e históriapt_BR
dc.title.alternativeCan oral history help to postpone the end of the world? : COVID-19: time, testimony and historyen
dc.title.alternative¿Puede la historia oral ayudar a posponer el fin del mundo? : COVID-19: tiempo, testimonio e historiaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001152224pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples