Mostrar registro simples

dc.contributor.authorWeiand, Augustopt_BR
dc.contributor.authorBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costapt_BR
dc.contributor.authorReategui, Eliseo Bernipt_BR
dc.date.accessioned2022-10-22T05:02:12Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1983-6597pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/250185pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo objetivou analisar se há, na Universidade Federal de Alagoas, Campus A.C. Simões, políticas institucionais de assistência estudantil, mais especificamente referentes à Residência Universitária, capazes de assegurar, diante de um cenário marcado pela diversidade, o respeito aos valores da equidade e respeito à pessoa humana, no caso em especial, de estudantes com gênero e orientação sexual divergente da heterocisnormatividade. Como opção teórico-metodológica, esta pesquisa adotou a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise documental. Para a análise dos dados encontrados, elegeu-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Como resultados principais, inferiu-se que, apesar de existir um trabalho já iniciado na referida instituição de ensino acerca do tema em comento, necessário se faz aadoção de mais ações pontuais, definidas organicamente no seio da universidade, para se garantir a maior efetivação dos direitos deste público discente.pt_BR
dc.description.abstractConnections have been present in society since the beginning of time, and these possibilities allow knowledge among people to be perfected and taught to others in order to constitute a continuous learning network. In this context, there are several approaches that are commonly used, such as flashcards and learning maps. Under this scenario, this article demonstrates how a virtual learning environment constituted in the light of Connectivist and Activity Theories can help in the process of understanding a foreign language. In this environment, teachers and students build a map with interconnected contents, which can be: hypertexts, hypertext flashcards and links -called Piece of Knowledge -PoK, constituting pieces of knowledge about one (or several) theme(s). In addition, the environment provides forums and a different way of viewing the map in groups, where each student has their own vision, being able to suggest modifications to the map of other colleagues. In this sense, the present work demonstrates the theoretical foundation of this environment, as well as a study developed with secondary school students where the use of the environment in an activity of the English language discipline was analyzed.en
dc.description.abstractLas conexiones han estado presentes en la sociedad desde el principio de los tiempos, y estas posibilidades permiten perfeccionar el conocimiento entre las personas y enseñarlo a otros para constituir una red de aprendizaje continuo. En este contexto, existen varios enfoques que se utilizan comúnmente, como tarjetas didácticas y mapas de aprendizaje. Bajo este escenario, este artículo demuestra cómo un entorno de aprendizaje virtual que se constituye a la luz de las teorías conectivista y de la actividad puede ayudar en el proceso de comprensión de una lengua extranjera. En este ambiente, docentes y estudiantes construyen un mapa con contenidos interconectados, que pueden ser: hipertextos, flashcards de hipertexto y enlaces -llamado Piece of Knowledge -PoK, constituyendo piezas de conocimiento sobre uno (o varios) tema(s). Además, el entorno proporciona foros y una forma diferente de ver el mapa en grupos, donde cada alumno tiene su propia visión, pudiendo sugerir modificaciones al mapa de otros compañeros. En este sentido, el presente trabajo demuestra la fundamentación teórica de este ambiente, así como un estudio desarrollado con estudiantes de secundaria donde se analizó el uso del ambiente en una actividad de la disciplina del idioma inglés.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista tempos e espaços em educação. São Cristovão, SE. Vol. 15, n. 34 (2022), e17616, p. 1-14pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizagempt_BR
dc.subjectVirtual learning environmenten
dc.subjectAprendizagem de língua estrangeirapt_BR
dc.subjectFlashcardsen
dc.subjectConnectivist mapsen
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectActivity theoryen
dc.subjectConnectivism theoryen
dc.subjectEntorno virtual de aprendizajees
dc.subjectTarjetas didácticases
dc.subjectMapas conectivistases
dc.subjectTeoría de la actividades
dc.subjectTeoría del conectivismoes
dc.titlePieces of Knowledge : connectivist maps as allies of language learningpt_BR
dc.title.alternativePieces of Knowledge : mapas conectivistas como aliados do aprendizado de línguaspt
dc.title.alternativePieces of Knowledge : mapas conectivistas como aliados del aprendizaje de idiomases
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001151524pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples