Psicanálise de crianças : a importância do aprender a pensar
dc.contributor.author | Ribeiro, Clarice Maria Jahn | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferrari, Andrea Gabriela | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Milena da Rosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-10-22T05:01:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1413-6295 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/250157 | pt_BR |
dc.description.abstract | Quando uma criança chega à análise, espera-se que ela venha para protagonizar sua própria história. Analisar o material clínico sustentado pela teoria do pensar de Bion pode fornecer a ampliação das nossas experiências, permitindo-nos refletir sobre nossas práticas e sobre como selecionamos certos padrões da personalidade do paciente para tomá-los como material de análise. As intervenções do analista precisam possibilitar a expressão de brincar livre da criança para que ela possa explorar e constituir uma narrativa própria. Assim a função psicanalítica, na articulação da teoria do pensar com a sexualidade infantil, permite a construção de uma autenticidade em direção ao si mesmo. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article is an effort to investigate the clinical treatment of children using, as a reference, Wilfred Ruprecht Bion’s psychoanalytic theory of thinking. To him, it is the emotional experience that pro-motes the complex process of the formation of the psychic apparatus and the human thinking. We take two clinical vignettes to articulate and illustrate how his theoretical concepts carry a load of uncertainty and incompleteness, in order to, in clinical work, select and discriminate the different functions of the child’s personality, which allows to communicate and transform the psychic ele-ments involved in the construction of thinking and playing in the session. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cadernos de psicanálise. Rio de Janeiro. Vol. 44, n. 46 (jan./jun. 2022), p. 99-116 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Infantile sexuality | en |
dc.subject | Sexualidade infantil | pt_BR |
dc.subject | Pensamento | pt_BR |
dc.subject | Theory of thinking | en |
dc.subject | Children’s psychoanalysis | en |
dc.subject | Psicanalise de criancas | pt_BR |
dc.subject | Wilfred Bion | en |
dc.title | Psicanálise de crianças : a importância do aprender a pensar | pt_BR |
dc.title.alternative | Child psychoanalysis : the importance of learning to think | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001150976 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)