Peabody developmental motor scales, second edition : validação e normatização para crianças brasileiras
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Introdução: A identificação do nível de desenvolvimento motor em crianças devem ser conduzidos utilizando instrumentos confiáveis e válidos para que os resultados sejam confiáveis. Diversos instrumentos são utilizados na finalidade de avaliar o comportamento motor infantil no mundo todo, entretanto, verificase a necessidade de confirmar sobre o quão válidos são esses instrumentos para identificar e acompanhar o desenvolvimento motor desde o nascimento até a idade pré-escolar. Ainda mais, o quan ...
Introdução: A identificação do nível de desenvolvimento motor em crianças devem ser conduzidos utilizando instrumentos confiáveis e válidos para que os resultados sejam confiáveis. Diversos instrumentos são utilizados na finalidade de avaliar o comportamento motor infantil no mundo todo, entretanto, verificase a necessidade de confirmar sobre o quão válidos são esses instrumentos para identificar e acompanhar o desenvolvimento motor desde o nascimento até a idade pré-escolar. Ainda mais, o quanto esses instrumentos são capazes de predizer os desempenhos futuros das crianças, bem como em um contexto cultural diferente da amostra normativa. Objetivos: O presente estudo teve os seguintes objetivos: artigo (1) investigar a validade de construto do Peabody Developmental Motor Scales-Second Edition (PDMS-2) para crianças brasileiras; artigo (2) verificar a validade de critério do PDMS-2 através da validade concorrente, validade preditiva e discriminante; artigo (3) investigar as propriedades de medida do PDMS-2 em crianças; artigo (4) avaliar e descrever as curvas de desempenho motor grosso e fino para a idade, comparar o desempenho motor das crianças brasileiras com a amostra original, e, estabelecer normas para a população brasileira. Métodos: Para contemplar cada um dos objetivos foram utilizados os seguintes métodos: artigo (1) para a validade de conteúdo, participaram do estudo 13 profissionais: quatro professores bilíngues, três professores universitários, dois profissionais de saúde para o processo de validade de face e quatro doutorandos em educação física. Para a validade de construto, uma amostra composta por 637 bebês e crianças (325 meninas e 312 meninos) com idade entre zero e 71 meses (n=399 0-23 meses; n=238 24-71 meses) foi avaliada com o PDMS-2; artigo (2) para a validade concorrente e discriminante, um grupo de 21,42% da amostra original (n=637) foi avaliado com o PDMS-2 e com outros testes com o mesmo construto ou um construto correlato. Para os bebês de zero à 18 meses (n=69) foi administrado o PDMS-2 e a AIMS; e para as crianças com idade entre 36 e 71 meses (n=67) foi administrado o PDMS-2 e o MABC-2 em um intervalo de tempo de no máximo cinco dias. Para a validade preditiva, 17% da amostra total fizeram parte dessa etapa, ou seja, 108 crianças com idade na 1º avaliação entre 0 e 71 meses foram acompanhadas longitudinalmente por quatro meses; artigo (3 e 4) para a análise de Rasch e avaliação das curvas de desempenho, participaram 637 crianças (51% meninas) com idades entre 0 a 71 meses (M= 21,7, DP = 18,6). Resultados: Os seguintes resultados foram encontrados: artigo (1) a versão brasileira do PDMS-2 (PDMS-2-BR) apresentou características psicométricas equivalentes à versão original; artigo (2) o coeficiente de correlação intraclasse com todas as subescalas da AIMS e PDMS-2 mostrou elevada correlação entre as baterias; diferentemente da análise de correlação entre PDMS-2 e MABC-2. A análise de regressão linear demonstrou efeito significativo da idade para todas as subescalas, indicando predição de desenvolvimento. A análise discriminante linear de Fisher indicou que a função com as subescalas reflexo, equilíbrio, locomoção, preensão e integração visuomotora foram capazes de discriminar de forma significativa as categorias da AIMS; o mesmo não foi observado para as categorias do MABC-2; artigo (3) a maioria dos itens do PDMS-2 nas subescalas avaliaram os construtos pretendidos e eram essencialmente unidimensionais. Na sua maioria, os itens que apresentaram desajuste foram em função de valores altos no outfit. Doze itens apresentaram desajuste; artigo (4) houve um aumento significativo nos desempenhos motores de acordo com a faixa etária em todas as subescalas. Foram observadas diferenças significativas no desempenho motor entre a amostra brasileira e amostra normativa americana nas médias da subescala PDMS-2, e portanto, normas para a população brasileira foram estabelecidas. Considerações Finais: Este estudo de validação assegurou que o PDMS-2 é capaz de mensurar as mudanças no desenvolvimento motor para crianças brasileiras. O PDMS-2 demonstrou compatibilidade com a AIMS, confiabilidade em predizer desempenhos futuros e capacidade discriminante, portanto, habilita-se para acompanhar o desenvolvimento infantil, principalmente durante a primeira infância. Os resultados demonstraram que o PDMS-2 apresentou resultados satisfatórios quanto à sua construção, apresentando-se assim como um instrumento confiável para administração em nossa população. Além disso, verificou-se que se trata de um instrumento confiável para avaliar o desenvolvimento motor em crianças, seja relacionado à idade em um determinado momento, ou ao longo do tempo, e de seu uso para mensurar o impacto interventivo. ...
Abstract
Introduction: The identification of motor competence and delays in children should be conducted using reliable and valid instruments for reliable results. Several instruments are used for purpose of assessing child motor behavior worldwide. However, there is a need to confirm how valid these instruments are to identify and monitor motor development from birth to preschool age. Moreover, how these instruments are capable of predicting the future performances of children, as well as in a cultural ...
Introduction: The identification of motor competence and delays in children should be conducted using reliable and valid instruments for reliable results. Several instruments are used for purpose of assessing child motor behavior worldwide. However, there is a need to confirm how valid these instruments are to identify and monitor motor development from birth to preschool age. Moreover, how these instruments are capable of predicting the future performances of children, as well as in a cultural context different from the normative sample. Aims: The present study had the following objectives: article (1) investigate the construct validity of Peabody Developmental Motor Scales-Second Edition (PDMS-2) for Brazilian children; article (2) verify the PDMS-2 criterion validity through concurrent validity, predictive and discriminant validity; article (3) to investigate the measurement properties of PDMS-2 in children; article (4) evaluate and describe performance curves for age-related gross and fine motor development, to compare the motor performance of Brazilian children with original sample and establish norms for the Brazilian population. Methods: In order to contemplate each of the objectives, the following methods were used: article (1) for the content validity, 13 professionals participated in the study: four bilingual teachers, three university professors, two health professionals for the face validity process and four doctoral students in physical education. For construct validity, a sample composed of 637 infants (325 girls and 312 boys) aged 0-71 months (n = 399 0-23 months, n = 238 24-71 months) was evaluated with PDMS-2; article (2) for concurrent and discriminant validity, a group of 21.42% of the original sample (n = 637) was evaluated with PDMS-2 and other tests with the same construct or a correlate construct. For infants from zero to 18 months (n = 69), PDMS-2 and AIMS were administered; and for children aged 36-71 months (n = 67) PDMS-2 and MABC-2 were given within a maximum of five days. For predictive validity, 17% of the total sample were part of this stage, that is, 108 children with age in the 1st evaluation between 0 and 71 months were followed longitudinally for four months; article (3 and 4) for Rasch analysis and evaluation of performance curves, 637 children (51% girls) aged 0-71 months (M = 21.7, SD = 18.6) participated. Results: The following results were found: article (1) the Brazilian version of the PDMS-2 (PDMS-2-BR) presented psychometric characteristics equivalent to the original version; article (2) the intraclass correlation coefficient with all AIMS and PDMS-2 subscales showed high correlation between the batteries; unlike the correlation analysis between PDMS-2 and MABC-2. Linear regression analysis showed significant age effect for all subscales, indicating prediction of development. Fisher's linear discriminant analysis indicated that the function with the reflex, balance, locomotion, gripping and visuomotor integration subscales were able to discriminate significantly the AIMS categories; the same was not observed for the MABC-2 categories; article (3) most PDMS-2 items in the subscales evaluated the intended constructs and were essentially onedimensional. For the most part, the items that presented mismatch were due to high values in the outfit. Twelve items presented misalignment; article (4) there was a significant increase in motor performances according to age in all 12 subscales. Significant differences were observed in motor performances between the Brazilian sample and the American normative sample in the averages of the subscale PDMS-2, and therefore, new norms for the population were established. Final considerations: This validation study ensured that the PDMS-2 can actually measure what it is intended to measure and that the results of the evaluation are statistically related to the performance data. PDMS-2 demonstrated compatibility with AIMS, reliability in predicting future performance and discriminant capacity, thus being able to monitor infant development, especially during early childhood. The results demonstrated that PDMS-2 presented satisfactory results in its construction, thus presenting itself as a reliable instrument for administration in our population. In addition, it has been found that this is a reliable instrument for assessing motor development in children that is age-related at any given time or over time. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano.
Coleções
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Ciências da Saúde (9085)
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