Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAzevedo, Denize Siqueira Da Silvapt_BR
dc.contributor.authorCorreia Neto, Jorge da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.date.accessioned2022-10-03T04:49:10Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2525-3409pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249640pt_BR
dc.description.abstractEste ensaio teórico analisa questões que consideramos relevantes para a formação continuada do docente universitário. Éum esforço relevante por duas razões principais: pela diversidade e imprevisibilidade do contexto atual; e por ser um lócuspouco estudado pela academia, particularmente da área da história da educação superior.Oobjetivo deste estudo é analisar, sob a ótica de Bakhtin, os sentidos produzidos nos últimos anos pelas tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitário. É uma discussãoteórica que busca no método pesquisa bibliográfica resposta para a questão: qual o sentido das tecnologias digitais na formação continuada do docente universitário? Os resultados sinalizam que tanto a formação docente como as tecnologias digitais se constroem mediante enunciados híbridos, cujas construções são compostas pela fusão de diferentes ideias, percepções e categorizações, sempre passíveis de novas narrativas.pt_BR
dc.description.abstractThis essay articulates contemporary issues aboutthe continued formation of university professors using digital technologies. According to the literature, it's essential that reflections conjecture the complex context of diversity and unpredictability, which causes challenges that are sometimes insurmountable both to training and to pedagogical practice. In this scenario, we question the meanings of digital technologies in teacher education.The objective is to analyze, using Bakntin lens,the narratives produced in recent years about digital technologiesin the context of the continuing education of university professors. It is a theoretical discussionthat seeks toanswer the proposed question usingthe bibliographic research method. The results indicate that both teacher education and digital technologies are built through hybrid statements, whose constructions are composed by fusion of different ideas, perceptions and categorizations, always susceptible to new narratives.en
dc.description.abstractEste ensayo teórico analiza cuestiones que consideramos relevantes para la formación continua de los profesores universitarios. Esto representa un esfuerzo hercúleo por dos razones principales, la primera, consideramos la diversidad e imprevisibilidad del contexto actual, la segunda porque es un locus que ha sido poco refinado por los investigadores, particularmente en el área de la historia de la educación más alta. Desde la perspectiva de Bakhtin, el objetivo de este estudio es analizar los significados producidos en los últimos años por las tecnologías digitales en el contexto de la formación continua de profesores universitarios. Es un análisis cualitativo de tipo teórico que busca, en el método de investigación bibliográfica, una respuesta a lapregunta: ¿cuál es el significado de las tecnologías digitales en la formación continua de los profesores universitarios? Los resultados indican que tanto la formación docente como las tecnologías digitales se construyen a través de enunciados híbridos, cuyas construcciones se componen de la fusión de diferentes ideas, percepciones y categorizaciones, siempre sujetas a nuevas narrativas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofResearch, society and development. São Paulo. Vol. 11, no. 6 (2022), e10011628714, p. 1-14pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectDigital technologyen
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectStatementen
dc.subjectBakhtinen
dc.subjectUniversidadept_BR
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTecnologia digitalpt_BR
dc.subjectFormación docentees
dc.subjectTecnología digitales
dc.subjectDeclaraciónes
dc.subjectEnseñanzaes
dc.titleAs tecnologias digitais no contexto da formação continuada do docente universitáriopt_BR
dc.title.alternativeDigital technologies in the context of continuing education for university professors en
dc.title.alternativeLas tecnologías digitales en el contexto de la formación continua de los profesores universitarios es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001149919pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples