Show simple item record

dc.contributor.authorDecarli, Ceciliapt_BR
dc.contributor.authorBoll, Cíntia Inêspt_BR
dc.date.accessioned2022-10-03T04:48:59Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2595-4520pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249611pt_BR
dc.description.abstractA Educação Emocional permeia todo o currículo escolar.Uma vez que as emoçõesnorteiam as relações humanas, compreendê-las favorece o desenvolvimento cognitivo,pois gera ações de autocontrole, autoconhecimento e tomada de decisões, também oferecendo subsídios para a Educação Científica dequalidade. Este artigo tem por objetivo identificar as expectativas e reflexões iniciais dos cursistas acerca de um curso de extensão sobre Educação Emocional e Educação Científica, visando construir o planejamento do curso e comparar as expectativas iniciais com a autoavaliação final dos cursistas formados. Foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo textual para avaliar respostas de 29 inscritos no curso de extensão mencionado, oriundos da Licenciatura em Ciências da Natureza (UFRGS). Foram geradas análises simples -nuvem de palavras e análises multivariadas -e Classificação Hierárquica Descendente(CHD). A partir disso, foi possível inferir sobre classes de palavras e planejar a súmula de conteúdos baseada nas expectativas dos cursistas que, por fim, foram comparadas à autoavaliação final dos alunos concluintes. Essa ferramenta de análise inicial, em conjunto com a avaliação final, demonstrou que trabalhar nessa perspectiva gera qualidade e sucesso a ações de extensão que complementam a formação inicial de professores.pt_BR
dc.description.abstractEmotional Education permeates the entire school curriculum. Since emotions guide human relationships. Comprehending them favors cognitive development, as they generate actions of self-control, self-knowledgeand decision-making, also offering subsidies for quality scientific education. This article aims to identify initial expectations and reflections about an extension course on Emotional Education and Science Education by the course participants, aiming to build the course planning and compare the initial expectations with the final self-assessment of the trained course participants.The textual content analysis methodology was used to evaluate responses from 29 enrolled in the extension course mentioned, fromthe licentiate Degree in Natural Sciences (UFRGS).Simple analyzes were generated -word cloud and multivariate analyzes -and Descending Hierarchical Classification (CHD). From this, it was possible to infer about word classes and plan the summary of contents based on the expectations of the course participants, which, finally, were compared to the final self-assessment of the graduating studentsThis initial analysis tool, together with the final evaluation, demonstrated that working from this perspectivegenerates quality and success to extension actions that complement the initial teacher education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Insignare Scientia. Chapecó, SC. Vol. 4, n. 3 (2021), p. 211-226pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmotional educationen
dc.subjectEmoçõespt_BR
dc.subjectEducação científicapt_BR
dc.subjectScientific educationen
dc.subjectExtensionen
dc.subjectExtensãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEvaluationen
dc.titleReflexões e expectativas iniciais de licenciandos de Ciências da Natureza no ingresso em curso de extensão sobre Educação Emocional e Educação Científicapt_BR
dc.title.alternativeInitial reflections and expectations of undergraduate students of Natural Sciences when entering an extension course on Emotional Education and Science Education en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001149904pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record