Produção de conteúdos audiovisuais por idosos : uma revisão sistemática da literatura
View/ Open
Date
2022Author
Type
Title alternative
Production of audiovisual content by the elderly : a systematic review of the literature
Producción de contenidos audiovisuales por ancianos : una revisión sistemática de la literatura
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O artigo tem como objetivo analisar a produção acadêmica sobre a inclusão dos idosos na produção de conteúdos audiovisuais (vídeos e/ou filmes) no contexto educacional. O número de idosos cresce anualmente e, em paralelo, a busca por cursos de inclusão digital em vista do interesse em aprender sobre as tecnologias digitais e criar conteúdos audiovisuais. Assim, é relevante investigar sobre o processo de criação de materiais audiovisuais pelos seniores na perspective da educação permanente (DELO ...
O artigo tem como objetivo analisar a produção acadêmica sobre a inclusão dos idosos na produção de conteúdos audiovisuais (vídeos e/ou filmes) no contexto educacional. O número de idosos cresce anualmente e, em paralelo, a busca por cursos de inclusão digital em vista do interesse em aprender sobre as tecnologias digitais e criar conteúdos audiovisuais. Assim, é relevante investigar sobre o processo de criação de materiais audiovisuais pelos seniores na perspective da educação permanente (DELORS, 2010; OSORIO, 2003). A metodologia adotada foi a revisão sistemática da literatura na qual se utilizou 9 bases no período entre 2015 e 2020. Foram analisados 615 artigos sendo que somente 2 passaram pelos critérios de inclusão e exclusão. Os dados apontaram que nenhum dos estudos apresentaram as definições de vídeo e filme evidenciando uma lacuna neste campo. Contudo, todas pesquisas apontaram que para construção de materiais audiovisuais é necessário considerar aspectos metodológicos específicos para este público. A partir disso, foi possível identificar sete aspectos relevantes nesse processo. Por fim, constatou-se que há uma escassez de produções acadêmicas que englobam a temática de conteúdos audiovisuais criados pelos seniores. ...
Abstract
The article aims to analyze the academic production on the inclusion of the elderly in the production of audiovisual content (videos and/or films) in the educational context. The number of seniors grows annually and, in parallel, the search for digital inclusion courses in view of the interest in learning about digital technologies and creating audiovisual content. Thus, it is relevant to investigate the process of creating audiovisual materials by seniors in the perspective of continuing educa ...
The article aims to analyze the academic production on the inclusion of the elderly in the production of audiovisual content (videos and/or films) in the educational context. The number of seniors grows annually and, in parallel, the search for digital inclusion courses in view of the interest in learning about digital technologies and creating audiovisual content. Thus, it is relevant to investigate the process of creating audiovisual materials by seniors in the perspective of continuing education (DELORS, 2010; OSORIO, 2003). The methodology adopted was the systematic review of the literature in which 9 bases were used in the period between 2015 and 2020. A total of 615 articles were analyzed, of which only 2 passed the inclusion and exclusion criteria. The data showed that none of the studies presented the definitions of video and film, evidencing a gap in this field. However, all studies pointed out that for the construction of audiovisual materials it is necessary to consider specific methodological aspects for this audience. From this, it was possibleto identify seven relevant aspects in this process. Finally, it was found that there is a shortage of academic productions that encompass the theme of audiovisual content created by seniors. ...
Resumen
El artículo tiene como objetivo analizar la producción académica sobre la inclusión de las personas mayores en la producción de contenidos audiovisuales (videos y/o películas) en el contexto educativo. el número de adultos mayores crece anualmente y, paralelamente, la búsqueda de cursos de inclusión digital ante el interés por aprender sobre tecnologías digitales y crear contenidos audiovisuales de educación continua (Delors, 2010; Osorio, 2003). la metodología adoptada fue la revisión sistemát ...
El artículo tiene como objetivo analizar la producción académica sobre la inclusión de las personas mayores en la producción de contenidos audiovisuales (videos y/o películas) en el contexto educativo. el número de adultos mayores crece anualmente y, paralelamente, la búsqueda de cursos de inclusión digital ante el interés por aprender sobre tecnologías digitales y crear contenidos audiovisuales de educación continua (Delors, 2010; Osorio, 2003). la metodología adoptada fue la revisión sistemática de la literaturaen la que se utilizaron 9 bases en el periodo comprendido entre 2015 y 2020. Se analizaron 615 artículos, de los cuales solo 2 pasaron los criterios de inclusión y exclusión. Los datos mostraron que ninguno de los estudios presentó las definiciones de video y cine, evidenciando un vacío en este campo. Sin embargo, todos los estudios señalaron que para la construcción de materiales audiovisuales es necesario considerar aspectos metodológicos específicos para este público. a partir de ello, fue posible identificar siete aspectos relevantes en este proceso. Finalmente, se encontró que existe escasez de producciones académicas que abarquen la temática de contenidos audiovisuales creados por personas mayores. ...
In
Debates em Educação [recurso eletrônico]. Maceió, AL. Vol. 14, n. 35 (maio/ago. 2022), p. [375]-394
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40304)Humanities (6926)
This item is licensed under a Creative Commons License