Comandos de obediência para promover o bem-estar em cães
dc.contributor.advisor | Fischer, Vivian | pt_BR |
dc.contributor.author | Cameira, Ana Carolina Marchioni | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-09-28T04:39:58Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/249389 | pt_BR |
dc.description.abstract | A interação entre o cão e o ser humano é um fato cada vez mais frequente e se nota um vínculo sólido entre os dois. Esta relação que ambos criam pode ser benéfica, ao mesmo tempo podendo desencadear comportamentos problemáticos. A observação do comportamento ajuda a medir o estado do indivíduo, a reação do animal na presença de objetos e determinadas situações, fornecendo informações sobre seu estado emocional e, consequentemente, sobre seu bem-estar. Com base nisso, a pesquisa proposta teve o intuito de analisar o uso do ensinamento de comandos de obediência para ver se há o ocasionamento do bem-estar em cães domésticos. O trabalho foi conduzido na escola de adestramento e pet creche Poa dog’s adestramento, localizado na cidade de Porto Alegre. Os indivíduos analisados são cães domésticos que frequentam a escola de adestramento. Para a coleta de dados foi utilizado o método animal-focal e registro de todas as atividades, registrando em quatro sessões de treinos de dez minutos para cada cão por semana. Os dados foram coletados durante o período de estágio, entre os meses de novembro de 2021 a fevereiro de 2022. A partir destes, foi elaborado um etograma para observar o efeito do uso do ensinamento de comandos de obediência e quais os indicadores de bem-estar observados durante os treinos. Através deste etograma, foi possível categorizar as reações e os níveis de bem-estar avaliados durante a pesquisa. Utilizando os indicadores de comportamento e os indicadores de conforto como parâmetro para medição de bem-estar, foi possível identificar que onze cães do grupo de pesquisa apresentaram correlações positivas acentuadas com estes componentes. | pt_BR |
dc.description.abstract | The interaction between dog and man is a recurring fact and the link between both is perceptible. The relationship created between them can be beneficial for both, although it can also trigger problematic emotional behaviors. The observation of behavior helps measure the individual's state, the reaction of the animal upon objects and certain situations, giving information about their emotional state and by consequence, their welfare. The research proposed has the intent to analyze the use of teaching obedience commands to promote animal welfare in dogs. The study was led at the dog training and day care center Poa dog’s adestramento, located in the city of Porto Alegre. The individuals observed were domesticated dogs that frequent the daycare center. For data collection the animal-focal method was used and all activities were recorded, registering four training sessions of ten minutes each for each dog per week. Data was collected during the internship period, from November 2021 to February 2022. From them, an ethogram was elaborated in order to analyze the effect of teaching obedience commands and which welfare indicators were observed during the training sessions. Through this ethogram, it was possible to categorize the reactions and the levels of welfare evaluated during the research. Using behavior indicators and comfort indicators as measuring parameters for welfare, it was made possible to identify that eleven dogs from the study group presented positive correlations with these components. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Adestramento | pt_BR |
dc.subject | Training | en |
dc.subject | Bem-estar animal | pt_BR |
dc.subject | Welfare | en |
dc.subject | Comportamento animal | pt_BR |
dc.subject | Behavior | en |
dc.subject | Cão | pt_BR |
dc.subject | Observation | en |
dc.title | Comandos de obediência para promover o bem-estar em cães | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001142868 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Agronomia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Zootecnia: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Zootecnia (141)