O engajamento de meninos e meninas nas aulas de educação física
Fecha
2010Autor
Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar o nível de engajamento de meninos e meninas, o contexto da aula e o comportamento do professor nas aulas de educação física. Foram observadas 26 aulas em duas escolas da rede pública de Porto Alegre. Fizeram parte do estudo 98 alunos; 51 meninos e 47 meninas entre 6 e 10 anos de idade. Foi utilizado um instrumento de avaliação observacional, que avalia engajamento, contexto da aula e comportamento do professor (MCKENZIE, 2002; RINK, 1993). Foram realizados ...
O objetivo deste estudo foi investigar o nível de engajamento de meninos e meninas, o contexto da aula e o comportamento do professor nas aulas de educação física. Foram observadas 26 aulas em duas escolas da rede pública de Porto Alegre. Fizeram parte do estudo 98 alunos; 51 meninos e 47 meninas entre 6 e 10 anos de idade. Foi utilizado um instrumento de avaliação observacional, que avalia engajamento, contexto da aula e comportamento do professor (MCKENZIE, 2002; RINK, 1993). Foram realizados 26 diários de campo e análise estatística. Os resultados nos demonstram que os alunos estão apresentando baixo engajamento apropriado nas aulas de educação física, e que o contexto das aulas orientadas parece propiciar ao professor oferecer mais instruções e demonstrações aos alunos, sendo o gênero feminino o que mais oferece orientações; diferente do que ocorre nas aulas generalistas, pois o professor usa grande parte do tempo da aula com a organização de materiais e filas, e na intervenção de comportamentos disruptivos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (32494)Tesinas Educación Física (1103)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
