O engajamento de meninos e meninas nas aulas de educação física
dc.contributor.advisor | Valentini, Nadia Cristina | pt_BR |
dc.contributor.author | Nunes, Marna Lopez | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-08-03T04:18:06Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/24907 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi investigar o nível de engajamento de meninos e meninas, o contexto da aula e o comportamento do professor nas aulas de educação física. Foram observadas 26 aulas em duas escolas da rede pública de Porto Alegre. Fizeram parte do estudo 98 alunos; 51 meninos e 47 meninas entre 6 e 10 anos de idade. Foi utilizado um instrumento de avaliação observacional, que avalia engajamento, contexto da aula e comportamento do professor (MCKENZIE, 2002; RINK, 1993). Foram realizados 26 diários de campo e análise estatística. Os resultados nos demonstram que os alunos estão apresentando baixo engajamento apropriado nas aulas de educação física, e que o contexto das aulas orientadas parece propiciar ao professor oferecer mais instruções e demonstrações aos alunos, sendo o gênero feminino o que mais oferece orientações; diferente do que ocorre nas aulas generalistas, pois o professor usa grande parte do tempo da aula com a organização de materiais e filas, e na intervenção de comportamentos disruptivos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | O engajamento de meninos e meninas nas aulas de educação física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Spessato, Barbara Coiro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000750136 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
