Centro Natatório da Escola de Educação Física da UFRGS : espaço de transformações
Visualizar/abrir
Data
2010Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este estudo refere-se à história do Centro Natatório da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além de suas instalações servirem de palco para atividades de ensino e de pesquisa, que norteiam a formação de professores nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, muitas ações e programas são oferecidos para a comunidade em geral, por meio dos projetos de extensão. As atividades de extensão universitária, desenvolvidas pelo Centro Na ...
Este estudo refere-se à história do Centro Natatório da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além de suas instalações servirem de palco para atividades de ensino e de pesquisa, que norteiam a formação de professores nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, muitas ações e programas são oferecidos para a comunidade em geral, por meio dos projetos de extensão. As atividades de extensão universitária, desenvolvidas pelo Centro Natatório, cumprem um importante papel social, consolidando o compromisso com os três pilares da universidade: ensino, pesquisa e extensão. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo descrever a trajetória do Centro Natatório da ESEF/UFRGS, identificando as mudanças ocorridas desde a sua criação, na década de 1970, até a década de 1990, período este marcado pela transformação de seus projetos de extensão. Para tanto, a presente pesquisa, inscrita nas dimensões teórico-metodológicas da História Cultural e da Memória, foi realizada por meio de consultas a documentos e entrevistas. Tais documentos e entrevistas foram analisados com base na perspectiva metodológica da História Oral e da Análise Documental. Evidencia-se com este trabalho que o Centro Natatório sofreu diversas mudanças administrativas tanto no que tangencia a utilização de seus espaços como na sua manutenção. Além disso, a transformação de suas ações em projetos de extensão foi um processo gradual e lento que resultou das mudanças de concepção por parte dos professores e da própria universidade. O Centro Natatório representa um importante espaço que muito contribui, gerando recursos financeiros à Escola, mas fundamentalmente, porque possibilita o exercício da prática docente aos estudantes da ESEF e proporciona, à comunidade em geral, a troca de conhecimentos, ensinamentos e afetos. Devido a tudo isso, é considerado um importante “espaço de transformações”. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1260)
Este item está licenciado na Creative Commons License