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dc.contributor.authorSilveira, Filipe Xerxeneski dapt_BR
dc.contributor.authorLuft, Gabriela Fernanda Cépt_BR
dc.contributor.authorEstabel, Lizandra Brasilpt_BR
dc.contributor.authorMoro, Eliane Lourdes da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-16T05:01:59Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2525-9563pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/249023pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: Este artigo busca examinar a inserção de disciplinas que abordam a temática informação em saúde, por meio de uma análise dos projetos pedagógicos de cursos de graduação em Biblioteconomia no Brasil. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja produção dos dados se deu por meio da análise de conteúdo, fundamentada em Bardin. Foram examinadas, minuciosamente, as disciplinas e seus ementários, no intuito de verificar a abordagem de temáticas inerentes à informação em saúde na formação do profissional da informação em território nacional. O referencial teórico apresenta bibliografias que abordam aspectos da formação do bibliotecário no Brasil, informação em saúde, práticas educativas em saúde e competências do profissional da informação em saúde. Resultados: Os resultados da investigação demonstram diferenças significativas na inserção de disciplinas que versam sobre as temáticas da informação em saúde nas diferentes regiões do país. Conclusão: Os dados apontam para a necessidade de se repensar a educação bibliotecária na contemporaneidade, em virtude das transformações decorrentes dos processos de prevenção e promoção da saúde da população.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: This article examines the insertion of disciplines that address the topic of health information, through an analysis of the pedagogical projects of undergraduate courses in Library Science in Brazil. Method: It is a qualitative research, whose production of data took place through content analysis, based on Bardin. The disciplines and their commentaries were thoroughly examined in order to verify the approach to themes inherent to health in the training of information professionals in the national territory. The theoretical framework presents bibliographies that address aspects of the training of the Librarian in Brazil, health information, health educational practices and the skills of the health information professional. Results: The results of the investigation demonstrate significant differences in the insertion of disciplines that deal with the themes of health information in different regions of the country. Conclusion: The data point to the need to rethink library education in contemporary times, due to the changes resulting from the prevention and health promotion processes of the populationen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista de saúde digital e tecnologias educacionais. Fortaleza. Vol. 7, n. especial 3 (2022), p. 5-23pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth informationen
dc.subjectComunicação em saúdept_BR
dc.subjectLibrarianshipen
dc.subjectBiblioteconomiapt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectProfessional qualificationen
dc.titleA informação em saúde na formação do bibliotecário no Brasil : uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos de graduaçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001145837pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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