Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLuce, Bruno Fortespt_BR
dc.contributor.authorSoares, Laura Valladares de Oliveirapt_BR
dc.contributor.authorEstabel, Lizandra Brasilpt_BR
dc.date.accessioned2022-09-16T04:59:38Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn2183-6671pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248950pt_BR
dc.description.abstractA Alfabetização Midiática e Informacional (AMI), desenvolvida conforme cartilhas da União das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), tem como objetivo permitir aos alunos uma aprendizagem mais autônoma para a utilização das mídias e das informações como forma de articulação de processos e mudanças sociais, e por isso vem ganhando mais ênfase na sociedade atual, com o intuito de possibilitar um melhor relacionamento com as informações que nos cercam. Este estudo tem como objetivo central realizar um levantamento nos repositórios e bases de dados abertas mantidas por países da América Latina, Portugal e Espanha a fim de identificar a produção científica sobre AMI no âmbito da academia. Para a realização das buscas foram utilizados os termos Media and Information Literacy e suas traduções para o espanhol e o português brasileiro como Alfabetização Midiática e Informacional, definidas pela própria UNESCO, e a utilização do termo Literacia Midiática Informacional para o português europeu. Ao final foi possível verificar a existência de poucos trabalhos sobre o tema, que todos os trabalhos recuperados têm base no material desenvolvido pela UNESCO, e que o Brasil foi o país que mais publicou sobre esta temática.pt_BR
dc.description.abstractMedia and Information Literacy (MIL), developed according to booklets of the United Nations Union for Education, Science and Culture (UNESCO), aims to allow students a more autonomous learning for the use of media and information as a way of articulating processes and social changes, that is why it is gaining more emphasis within today's society, in order to better relate to the information that surrounds us. This study has as central objective to carry out a survey within the open databases maintained by Latin American countries, Portugal and Spain, in order to identify the scientific production on MIL in the scope of the academy. The search used the terms Media and Information Literacy and its translation into Spanish and Brazilian Portuguese, such as Alfabetização Midiática e Informacional, defined by UNESCO itself, and the use of Literacia Midiatica Informacional for European Portuguese. At the end it was possible to verify that there are few works on the theme, that all the recovered works are based on material developed by UNESCO, and that Brazil was the country that published the most on this theme.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPáginas a&b: arquivos e bibliotecas. Porto. Vol. 3, n. 16 (2021), p. 135-151pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformational media literacyen
dc.subjectIndicadores de produção científicapt_BR
dc.subjectRepositórios institucionaispt_BR
dc.subjectDatabaseen
dc.subjectOpen scienceen
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização digitalpt_BR
dc.subjectUNESCOen
dc.titleA alfabetização midiática e informacional : a produção científica em repositórios e bases de dados abertas da América Latina, Portugal e Espanhapt_BR
dc.title.alternativeMeditation and informational literacy : the scientific production of repositories and databases made in Latin America, Portugal and Spainen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001145762pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples