Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMolina Neto, Vicentept_BR
dc.contributor.authorSilva, Caroline Maciel dapt_BR
dc.date.accessioned2022-09-13T04:51:51Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248748pt_BR
dc.description.abstractA presente Dissertação de Mestrado tematiza a Inclusão Escolar, as políticas públicas de inclusão e a prática pedagógica de professoras e professores de Educação Física. A pesquisa foi realizada em duas escolas da Rede Municipal de Canoas/RS e contou com a colaboração de três docentes da disciplina de Educação Física que atendem estudantes com deficiência, transtorno global do desenvolvimento e altas habilidades. A escolha do tema de pesquisa surge a partir da minha própria prática pedagógica como professora de Educação Física no cotidiano escolar e, assim, construí o problema de pesquisa cuja questão central se constitui: Como o professorado de Educação Física percebe e concretiza na sua prática pedagógica as políticas públicas de educação inclusiva do Ensino Fundamental implementadas na Rede Municipal de Ensino de Canoas/RS? Foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso etnográfico. Os procedimentos para a obtenção das informações foram: análise de documentos, diário de campo e entrevista semiestruturada. Através da triangulação das informações, foram construídas as seguintes categorias de análise: (a) O trabalho pedagógico do professorado de Educação Física – reflexões acerca da inclusão; (b) Quem não é visto, não é lembrado – contextualização das políticas públicas; (c) Barreiras e limites para o trabalho inclusivo; e (d) O céu é o limite – possibilidades e sugestões do professorado para o trabalho docente com estudantes de inclusão. As análises e as interpretações mostraram a relevância da abordagem inclusiva durante as aulas, assim como a participação de docentes e discentes nesse processo revelou-se fundamental para que a inclusão escolar aconteça. As políticas públicas de inclusão do Município de Canoas são conhecidas pelo professorado envolvido nessa pesquisa, entretanto existem falhas na sua criação e aplicação na escola especial estudada. A escola inclusiva e a escola especial possuem semelhanças nos processos pedagógicos, com algumas diferenças e adaptações nos materiais utilizados. Os docentes sugerem que há a necessidade do constante aperfeiçoamento profissional e maior participação da Rede Municipal de Canoas, como provedor principal da Inclusão Escolar.pt_BR
dc.description.abstractThis Master's Dissertation focuses on School Inclusion, public inclusion policies and the pedagogical practice of Physical Education teachers. The research was carried out in two schools in the Municipal Network of Canoas/RS and counted with the collaboration of three teachers of Physical Education discipline who attend students with disabilities, global developmental disorder and high skills. The choice of the research theme arises from my own pedagogical practice as a Physical Education teacher in everyday school and, thus, I built the research problem whose central question is: How does the Physical Education teachers perceive and concretize in their pedagogical practice the public policies of inclusive education of elementary education implemented in the Municipal Education Network of Canoas/RS? Qualitative research was carried out through an ethnographic case study. The procedures for obtaining the information were: document analysis, field diary and semi-structured interview. Through the triangulation of information, the following categories of analysis were constructed: (a) The pedagogical work of Physical Education teachers - reflections on inclusion; (b) Who is not seen, is not remembered - contextualizing public policies; (c) Barriers and limits for inclusive work and (d) The sky is the limit - possibilities and suggestions of teachers for teaching work with inclusion students. The analyzes and interpretations showed the relevance of the inclusive approach during classes, as well as the participation of teachers and students in this process proved to be fundamental for school inclusion to happen. The public inclusion policies of the Municipality of Canoas are known by the professors involved in this research, however there are flaws in their creation and application in the special school studied. The inclusive school and the special school have similarities in the pedagogical processes, with some differences and adaptations in the materials used. Teachers suggest that there is a need for constant professional improvement and greater participation of the Municipal Network of Canoas, as the main provider of School Inclusion.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical Educationen
dc.subjectInclusionen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.subjectPedagogical Practiceen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectPublic schoolen
dc.titlePráticas pedagógicas inclusivas na educação física da rede municipal de Canoas/RS : um estudo de caso sobre diferentes docênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001149281pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples