O adeus a João de Deus : o mito, o espetáculo e o acontecimento midiático na cobertura da morte e funeral do papa João Paulo II pela mídia impressa brasileira
View/ Open
Date
2005Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho analisa a construção do mito e o espetáculo na cobertura da morte e funeral do papa João Paulo II nas revistas Carta Capital, Época, Istoé e Veja. A partir do recorte proposto, foi possível entender como a imprensa nacional apresentou o papa ao público. A pesquisa fundamentou seu olhar em Edgar Morin, Guy Debord e Elihu Katz. O método foi o comparativo e a técnica aplica, a análise de conteúdo, de Laurence Bardin, pela relação entre o mito e a mídia e o papa e seu elemento dramáti ...
Este trabalho analisa a construção do mito e o espetáculo na cobertura da morte e funeral do papa João Paulo II nas revistas Carta Capital, Época, Istoé e Veja. A partir do recorte proposto, foi possível entender como a imprensa nacional apresentou o papa ao público. A pesquisa fundamentou seu olhar em Edgar Morin, Guy Debord e Elihu Katz. O método foi o comparativo e a técnica aplica, a análise de conteúdo, de Laurence Bardin, pela relação entre o mito e a mídia e o papa e seu elemento dramático. ...
Abstract
This paper analyses the mythological construction and the spectacle on the coverage of death and funeral of pope John Paul II on the magazines Carta Capital, Época, Istoé and Veja. From the press cutting proposed, it was possible to understand how brazilian press has introduced the pope to the public. The research based its view on Edgar Morin, Guy Debord and Elihu Katz. Its method was the comparative and the technique applied, the content analyses, from Laurence Bardin, by the relation between ...
This paper analyses the mythological construction and the spectacle on the coverage of death and funeral of pope John Paul II on the magazines Carta Capital, Época, Istoé and Veja. From the press cutting proposed, it was possible to understand how brazilian press has introduced the pope to the public. The research based its view on Edgar Morin, Guy Debord and Elihu Katz. Its method was the comparative and the technique applied, the content analyses, from Laurence Bardin, by the relation between the myth and the media and the pope and its dramatic element. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License