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dc.contributor.advisorDalla Zen, Ana Mariapt_BR
dc.contributor.authorVargas, Clarice Antunespt_BR
dc.date.accessioned2022-09-09T04:58:14Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248558pt_BR
dc.description.abstractO objeto deste trabalho se constitui na análise do processo de como o consumidor faz a escolha de determinado produto em relação a várias outras opções, quando inserido em um cenário amplo de alternativas e variações de um mesmo produto ou serviço. A metodologia se fundamenta numa pesquisa de abordagem qualitativa, sob a forma de um estudo exploratório. Inclui uma pesquisa bibliográfica em torno dos conceitos inerentes ao estudo do comportamento do consumidor. A investigação inclui também uma etapa empírica, em que foram enviados questionários para uma amostra acidental de quinze pessoas, cujos depoimentos serviram para confirmar os resultados da pesquisa bibliográfica realizada. Através de busca em documentos eletrônicos e impressos, discute quais são os mecanismos psicológicos envolvidos no processo de tomada de decisão, a partir de diferentes abordagens divulgadas em dissertações e divulgadas em livros e artigos. Analisa enfoques de diferentes abordagens acerca das teorias da personalidade. Discute os diversos tipos de fatores que interferem na escolha de um produto ou serviço. Reflete acerca dos conceitos de necessidade, desejo e motivação que estão por trás das escolhas feitas pelo consumidor. Procura ilustrar o paradoxo da escolha vivido atualmente e como isso interfere na vida dos consumidores. Conclui com um alerta para todos aqueles que fazem o mercado (empresas e consumidores) para atentarem para os prejuízos e danos que o paradoxo da escolha pode trazer.pt_BR
dc.description.abstractThe goal of this paper is to analyze the whole process by which the consumer makes a choice on a specific product when immerged on a wide scenario of alternatives and options of the same product or service. It also identifies the psychological processes and the personal and environmental influences that are involved in making a decision. Further, this paper tries to illustrate the paradox of choice and how it interferes in consumer’s lives. The methodology used in this paper includes a bibliographical research on the concepts about consumer behavior and also a collection of depositions centered on the object focused. It concludes alerting all the subjects that constitute the market (companies and consumers) about the damages and losses that the paradox of choice may bring.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectDecision processesen
dc.subjectParadox of choiceen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.titleDa diversidade ao caos : como o paradoxo da escolha interfere nas decisões do consumidorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000591128pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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