Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Sandra Maria Lúcia Pereirapt_BR
dc.contributor.authorSimon, Cristiana Liebeldpt_BR
dc.date.accessioned2022-09-09T04:56:57Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/248536pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo identificar os conceitos contemporâneos que norteiam a proposta artística do australiano Stelarc em suas performances biocibernéticas, tendo como linha condutora a relação entre corpo, arte e tecnologia. A intenção é contribuir para a discussão sobre o comparecimento da tecnologia como agente acelerador das inquietações do homem contemporâneo para com o seu corpo, tendo a produção artística de Stelarc como um exemplo desse fenômeno. Para tanto, os conceitos de corpo e arte – e a interpenetração deles - são investigados em um estudo cronológico e qualitativo da civilização ocidental. Por fim, esses conceitos são aplicados à produção artística de Stelarc na análise do pressuposto basilar de sua obra: o corpo humano é obsoleto. O resultado obtido é a verificação do corpo como local de reflexão e da arte como entidade que promove, antecipa e expõe essa reflexão através do debate da crescente presença da tecnologia em todos os âmbitos da vida.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCorpo humanopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.titleCorpo, arte, tecnologia : a indagação das fronteiras humanas em Stelarcpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000785380pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples