A leitura como arte : a contribuição do projeto Arte de Ler/CERLIJ para incentivar o gosto pela leitura na escola pública
Visualizar/abrir
Data
2005Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar as estratégias de promoção de leitura promovidas pelo Centro Referencial de Literatura Infantil e Juvenil (CERLIJ) do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do Projeto Arte de Ler. Inclui uma revisão de literatura em torno do tema leitura e de suas implicações como instrumento de ação pedagógica. Analisa o impacto das ações efetuadas pelo CERL ...
Este trabalho foi realizado com o objetivo de avaliar as estratégias de promoção de leitura promovidas pelo Centro Referencial de Literatura Infantil e Juvenil (CERLIJ) do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, através do Projeto Arte de Ler. Inclui uma revisão de literatura em torno do tema leitura e de suas implicações como instrumento de ação pedagógica. Analisa o impacto das ações efetuadas pelo CERLIJ na implementação dos currículos. Discute as estratégias disponíveis para incentivar o gosto pela leitura. A abordagem da pesquisa é qualitativa, dando ênfase aos significados atribuídos pelos sujeitos à participação na experiência, sob a forma de um estudo de caso. Apresenta depoimentos dos professores e alunos das escolas e a análise de conteúdo dos relatórios gráfico visuais produzidos pelos alunos atendidos pelo Projeto. Conclui que os resultados obtidos pelo Projeto Arte de Ler para a inserção da leitura na vida dos alunos e professores das escolas públicas de Porto Alegre foram eficazes para desencadear o gosto pelo ato de ler e sugere a sua manutenção. ...
Abstract
This work was realized with the objective to evaluate the strategies of promotion of reading promoted by the Centro Referencial de Literatura Infantil e Juvenil of the Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, of the Project Arte de Ler. Includes a revision of literature on the subject of reading of resultant as instrument of act pedagogical. It analyzes the impact of actions effected by the CERLIJ in i ...
This work was realized with the objective to evaluate the strategies of promotion of reading promoted by the Centro Referencial de Literatura Infantil e Juvenil of the Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul, of the Project Arte de Ler. Includes a revision of literature on the subject of reading of resultant as instrument of act pedagogical. It analyzes the impact of actions effected by the CERLIJ in implementation of the curriculos. It argues the in use strategies to stimulate the taste for the reading. The approach from research is qualitative, giving emphasis to the significance assigned bristles subjects on the participation on experience, in the form of a study of case. Includes depositions of the teachers and pupils of the schools and it analyzes it of content of the reports grafic-visual produced for the pupils attendees of for the Project. It concludes the results obtained for the Project Arte de Ler for insertion of the reading in the life of the pupils and professors of the schools publics of Porto Alegre had been efficient to unchain the taste for the act to read and suggests its conservation. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (816)
Este item está licenciado na Creative Commons License