Temas contemporâneos em Psicologia Social
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Date
2021-11-25Author
Advisor
Type
Title alternative
Direitos humanos
Relações étnico-raciais
Gênero e sexualidade
Infância e juventude
Envelhecimento
Tecnologias e subjetividade
Infância e juventude: entrevistada: Giana Bitencourt Frizzo
Entrevistada: Aline Kelly da Silva: infância e juventude
Relações étnico-raciais: entrevistada: Luciana Rodrigues
Relações étnico-raciais: entrevistado Júnior Nascimento
Subject
Abstract in Portuguese
Os estudos introdutórios à Psicologia Social envolvem a apropriação inicial dos paradigmas em que se baseiam as teorias da área, para, após, aplicá-los na análise de temas contemporâneos, como direitos humanos; gênero e sexualidade; questões étnico-raciais; infância, juventude e envelhecimento; tecnologias e sua relação com a subjetividade, conforme as especificidades da turma atendida. Nas aulas presenciais, esses temas normalmente são abordados através de seminários, organizados pelos alunos, ...
Os estudos introdutórios à Psicologia Social envolvem a apropriação inicial dos paradigmas em que se baseiam as teorias da área, para, após, aplicá-los na análise de temas contemporâneos, como direitos humanos; gênero e sexualidade; questões étnico-raciais; infância, juventude e envelhecimento; tecnologias e sua relação com a subjetividade, conforme as especificidades da turma atendida. Nas aulas presenciais, esses temas normalmente são abordados através de seminários, organizados pelos alunos, e complementados com debates e atividades em aula.
Para que os alunos tenham acesso aos conceitos fundamentais de cada tema, foram elaborados vídeos sobre esses temas, contendo uma apresentação teórica inicial, complementadas por indicações de leituras e questões para aprofundamento. Entrevistas com especialistas ou pesquisadores das áreas de infância e juventude e questões étnico-raciais complementam e auxiliam nos estudos sobre esses temas. O objetivo é permitir que, a partir dos conceitos básicos, os alunos se apropriem das questões levantadas e sejam incentivados a pesquisar e aprofundar as discussões sobre os temas abordados. ...
Educational level
Educação Superior - Graduação
Use orientation
A proposta baseia-se na inclusão de recursos multimídia no ensino, permitindo que os alunos se apropriem dos temas antecipadamente às aulas, pesquisem e ampliem a abordagem sobre as questões levantadas nos vídeos e compartilhem com os colegas, seja presencialmente ou através de recursos de um ambiente virtual de aprendizagem.
As entrevistas podem ser utilizadas como complemento aos vídeos, trazendo o olhar dos pesquisadores e especialistas em algumas das áreas, permitindo estabelecer relações com a sociedade. Os vídeos, acessíveis também à comunidade externa, podem ser utilizados como recurso em cursos de outras instituições.
Apesar de haver uma ordem sugerida para acompanhar os vídeos, eles são independentes e têm conteúdos autocontidos.
Installation remarks
Não é possível instalar um arquivo de vídeo. Apenas transfira-o para seu computador e abra como um arquivo comum. Arquivos de vídeo não podem ser editados, mas podem ser visualizados em players como o VLC Media Player (que é gratuito), o Windows Media Player ou o QuickTime. Os formatos mais comuns de vídeo serão executados normalmente por estes players (avi, mpeg, mp4 e m4v).
Learning
resource type
Vídeo
Collections
-
Educational Resources (406)Humanities (65)
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